Painel do Associado

Fórum irá reunir geotécnicos e engenheiros de estruturas para debater temas de interesse comum

segunda-feira, 22 de agosto de 2016 comentários

Making correctionsDurante o COBRAMSEG/SBMR 2016, que acontece em Belo Horizonte (MG) de 20 a 22 de outubro, a ABMS e a ABECE (Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural) vão realizar, no dia 21/10, o Fórum Nacional de Interações Estruturais. O objetivo é ampliar e aprofundar a discussão sobre as interfaces envolvendo as áreas de Infraestrutura, Mesoestrutura e Superestrutura, trazendo para debate questões comuns do trabalho de cada área.

“O objetivo é unir o olhar do geotécnico e do estruturalista sobre questões comuns que vivenciamos no dia a dia das nossas profissões”, comenta a engenheira Cássia Azevedo, presidente do Núcleo Minas Gerais da ABMS e uma das coordenadoras do evento. “No Fórum, vamos levantar alguns dos pontos conflitantes sobre os quais normalmente esses profissionais não têm oportunidade de debater para que possamos buscar um entendimento em comum”.
Para Leonardo Passos, diretor da Regional Belo Horizonte da ABECE que divide a coordenação do encontro, a realização do Fórum Nacional de Interações Estruturais vem sendo discutida desde o ano passado.

“A engenharia estrutural e a engenharia geotécnica estão cada vez mais integradas”, afirma Passos. “Mas há muito o que ser acertado”. Ele acreditar ser “fundamental que possamos discutir em aberto os pontos conflitantes”.

Leonardo Passos acredita que o COBRAMSEG é uma “ótima oportunidade de realizarmos esse Fórum, por conta da sua visibilidade nacional e internacional”.

Temas polêmicos

“O Fórum irá receber como palestrantes geotécnicos e estruturalistas que se destacam no cenário nacional sobre os temas a serem discutidos, lembrando que os temas tratados serão polêmicos”, adianta a presidente do Núcleo Minas da ABMS, que abrirá o evento ao lado de Leonardo Passos (ABECE-MG).

A cada bloco de duas a três palestras – que serão ministradas em conjunto com engenheiros da ABMS e da ABECE -, haverá uma sessão de debates. “A respeito dos debates, os participantes poderão enviar suas perguntas ao decorrer das palestras por WhatsApp, sem a obrigação de se identificarem”, conta Cássia. “Iremos disponibilizar um número para que os participantes possam enviar suas perguntas, que passarão por uma triagem da nossa mesa antes de serem direcionadas aos palestrantes. Foi uma forma que encontramos de tornar a sessão de perguntas mais ágil e interativa”.

Dentre a programação, Leonardo Passos destaca as palestras sobre Mapa de Cargas. “Esse é, na minha opinião, um dos assuntos mais polêmicos na grade de programação do evento”, aponta o engenheiro. “Até hoje há discussões sobre como o projetista de estruturas deve apresentar o mapa de cargas e como o geotécnico gostaria de recebê-lo, pois, cada profissional repassa essas informações de uma forma. Queremos, inclusive, tentar discutir o desenvolvimento de um padrão para apresentação do mapa de cargas”.

Palestras

As primeiras palestras do Fórum serão ministradas pelos engenheiros Jarbas Milititsky (ex-presidente da ABMS) e Ubirajara Alvim, membro da ABECE e associado à ABMS. Abordarão os temas “Patologia de Fundações – Desafios para melhoria” e “Patologia de Estruturas e Grandes Desastres Estruturais”, respectivamente.

Augusto Pedreira, presidente nacional da ABECE, irá ministrar a palestra “ATP – Avaliação Técnica de Projeto”. Em seguida, Mário Cepollina, associado à ABMS, apresentará o tema “CQP – Controle de Qualidade de Projeto”. O debate será mediado pelo engenheiro Sérgio C. Paraíso, associado ao Núcleo Minas Gerais da ABMS.

À tarde, Jaime Marzionna e Fred Falconi (ambos ex-presidentes do Núcleo São Paulo da ABMS) irão palestrar sobre “ABNT NBR6222 – Ações nas fundações – Valores característicos e valores de projeto” e “Mapa de Cargas e o Projeto das Fundações”. Em seguida, Ricardo França apresenta a palestra “O Mapa de Cargas”. O debate será mediado por Paulo Bedê, associado da ABECE.

Em seguida, Hélio Chumbinho, diretor adjunto da ABECE-MG, palestra sobre “Bloco de coroamento de Estacas Metálicas”. O bloco final de palestras do Fórum será divido entre os engenheiros Alexandre Gusmão, secretário-executivo da ABMS, e Luiz Aurélio, membro da Diretoria da ABECE. Ambos falarão sobre “Interação solo-estrutura em edifícios”. Gusmão irá abordar o desempenho da fundação de edifícios com foco na interação solo-estrutura, e Aurélio falará sobre métodos para a consideração da ISE nos projetos. O último debate do dia será mediado por Sussumu Niyama, ex-presidente da ABMS.

Toda a programação do evento pode ser conferida acessando este link.

Em breve, a ABMS irá abordar com mais detalhes cada uma das palestras deste grande encontro. Continue ligado nas novidades do COBRAMSEG/SBMR 2016!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *