Espaço do Associado: renomado no meio geotécnico, Luiz Bressani é o convidado - ABMS
images

Espaço do Associado: renomado no meio geotécnico, Luiz Bressani é o convidado

01/08/2022

Luiz Antônio Bressani, convidado do Espaço do Associado da ABMS, muito contribuiu para a formação de profissionais geotécnicos no Brasil. Foi professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde lecionou por mais de 35 anos e orientou diversas dissertações e teses de mestrado e doutorado.

Atualmente, aposentado da universidade, Bressani se dedica a uma nova atividade como consultor e projetista na BSE Engenharia Geotécnica e Ambiental. “É uma possibilidade de unir a engenharia geotécnica com a parte ambiental. Mais do que isso, trazer soluções de engenharia para problemas que, a princípio, seriam ambientais”. 

Participando ativamente da comissão de revisão da Normal Brasileira de Estabilidade de Encostas (NBR-11682), Bressani compartilha as principais definições para a atualização da norma. “Estamos conseguindo colocar em ordem a estrutura de estudo para chegar a um bom projeto”.

Sobre a ABMS, o engenheiro destaca a importância da entidade em reunir todas as pontas da cadeia geotécnica, além de organizar fóruns de discussão e congressos.

Assista à entrevista.

Temas relacionados: ABMS,