Painel do Associado

11ª Palestra Milton Vargas: mineração é o tema do Prof. Romero Cesar Gomes

sexta-feira, 16 de outubro de 2015 comentários

minainternaO engenheiro geólogo e engenheiro civil Romero Cesar Gomes foi o escolhido para ministrar a 11ª Palestra Milton Vargas ABMS, que começou em 19 de outubro. O tema abordado é a “Geotecnia Aplicada à Mineração: Estudo de casos, Perspectivas e Desafios Tecnológicos”. “Foi uma honra receber o convite da ABMS para ministrar estas palestras num âmbito tão relevante e tão abrangente da nossa comunidade geotécnica”, afirma o palestrante. “Agradeço imensamente à ABMS pela lembrança do meu nome e pela oportunidade de divulgar o conhecimento científico especializado em geotecnia aplicada à mineração”. Romero Cesar Gomes é professor titular do Departamento de Engenharia Civil da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto, MG, e coordenador dos Programas de Pós-Graduação em Geotecnia da mesma instituição.

Acesse o convite e veja todos os detalhes.

O tema

A mineração constitui hoje uma das principais atividades econômicas do Brasil, com grande impacto sobre o PIB do país. Além da exploração do minério em si, a mineração exige uma demanda muito grande de infraestrutura e de logística, principalmente em termos de ferrovias e engenharia portuária. “A divulgação da atividade mineral à comunidade geotécnica gera uma expectativa muito positiva não apenas ao ambiente de mineração, mas a todos os ambientes associados a ela”, explica Romero. “Meu objetivo é mostrar aos colegas geotécnicos a necessidade de desenvolvimento tecnológico nesta área e o grande campo de atuação que a engenharia geotécnica tem no âmbito dos empreendimentos de mineração”.

Romero apresenta os principais aspectos e aplicações da engenharia geotécnica no ambiente da mineração, envolvendo as questões das cavas e dos sistemas de disposição e resíduos (estéreis e rejeitos), além das questões relativas à minimização dos impactos socioambientais. “A ideia é mostrar o cenário atual da mineração, os campos de atuação da engenharia geotécnica nas várias faces desses empreendimentos e mostrar as perspectivas de solução dos problemas e de atuação da engenharia geotécnica na mineração a curto e médio prazo”, ressalta o palestrante.

A Palestra Milton Vargas da ABMS

Para o Prof. Romero Cesar Gomes, a Palestra Milton Vargas da ABMS tem um papel extremamente importante na divulgação de temas específicos, como é o caso da mineração. “É uma chance de o engenheiro geotécnico vinculado à ABMS ter uma visão muito ampla dos problemas geotécnicos e da situação da engenharia geotécnica no país como um todo”, destaca.

Outro ponto fundamental da Palestra Milton Vargas da ABMS, segundo o palestrante de 2015, é levar o conhecimento aos alunos de graduação e pós-graduação para que, posteriormente, eles definam suas carreiras e formações profissionais sob bases mais sólidas e mais abrangentes do que o conhecimento adquirido no contexto apenas dos problemas geotécnicos de caráter local.

 

O palestrante e a ABMS

Romero participa ativamente das atividades da ABMS. Em 1995, foi presidente da Comissão Organizadora do

romerogomes

Regeo, que aconteceu em Ouro Preto. Atualmente, está atuando na Câmara Técnica do Cobramseg 2016, que será realizado em Belo Horizonte.

Recentemente foi escolhido para mais uma atuação importante na ABMS: a coordenação de um novo evento que passará a fazer parte da agenda anual da entidade. O Geomin – Geotecnia Aplicada à Mineração – o evento, que deverá ocorrer periodicamente na cidade de Ouro Preto, terá, na sua primeira edição em 2017, a coordenação do Prof. Romero César Gomes.

A 11ª Palestra Milton Vargas da ABMS

A Palestra Milton Vargas da ABMS de 2015 começa em Manaus (AM), no dia 19 de outubro. Nos dias 20 e 21, o palestrante estará em Recife (PE) e Salvador (BA), respectivamente. No dia 26 de outubro, a Palestra chega a Porto Alegre (RS), seguindo para Curitiba (PR) e Cuiabá (MT), nos dias 27 e 28. Em novembro, nos dias 9 e 10, as cidades do Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP) recebem a Palestra Milton Vargas da ABMS, que se encerra em Belo Horizonte (MG), no dia 11 de novembro.

Acompanhe aqui as palestras realizadas até agora.

Manaus

Recife

Salvador

Porto Alegre

Curitiba

Cuiabá

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *