Painel do Associado

1ª Palestra Pelópidas da Silveira continua pelo Nordeste

terça-feira, 07 de maio de 2019 comentários

O Prof. Dr. Roberto Quental Coutinho dará continuidade à palestra itinerante Pelópidas da Silveira ABMS NRNE nos dias 16/5 em João Pessoa (PB) e 17/5 em Natal (RN).  Doutor em Geotecnia pela Coppe / UFRJ, Coutinho irá discorrer sobre o tema “Características Geológicas-Geotécnicas da Formação Barreiras no Nordeste e Aplicações Práticas” em uma palestra com aproximadamente uma hora de duração. A iniciativa é do Núcleo Nordeste da ABMS.

Em João Pessoa, a palestra Pelópidas da Silveira ocorrerá a partir das 18h45, após uma palestra local com o Prof. Dr. Wilson Cartaxo Soares sobre Novas Tecnologias Aplicadas aos Projetos de Fundações de Edifícios na cidade.  Já em Natal, a palestra está inserida no 8º Seminário Geotécnico da UFRN e será a terceira apresentada a partir das 14h30, antecedida pelas palestras do Prof. Dr. Osvaldo de Freitas Neto e Prof. Olavo Francisco dos Santos Junior, que tratarão respectivamente dos temas: “Fundações em Radier Estaqueado Aplicadas em Obras no RN” e “Segurança de Barragens: Aspectos Geotécnicos”.

Segundo Ricardo Severo, Presidente do Núcleo Nordeste “a palestra itinerante é importante para disseminar conhecimento e apresentar os trabalhos e ações da ABMS para todo o Nordeste, mostrando a importância da Geotecnia para a engenharia civil e para a sociedade. Além disso, o Núcleo procura sempre agregar a palestra a um evento local para estimular estas ações cada vez mais”. Coutinho também destaca a importância da palestra localmente. “Nós estamos fazendo o nosso melhor para poder contribuir, agora de uma maneira mais ampla, procurando estimular, mostrar resultados e estudos também em outros locais que abrangem essa formação Barreiras”.

Honrado ao ser convidado a apresentar a primeira palestra Pelópidas da Silveira, Roberto Coutinho explica que a Formação Barreiras está presente em todo o litoral do Nordeste, partindo desde a região Norte até o Rio de Janeiro e que muitas construções, infraestruturas e cidades estão assentadas em cima dessa formação. “A Formação Barreiras pode ter diferentes características geotécnicas e é preciso identificá-las de antemão para podermos enfrentar os possíveis problemas, essa é uma das mensagens que pretendo passar na palestra”.

As inscrições são gratuitas e já estão abertas.

 

Serviço

1º Palestra Pelópidas da Silveira – João Pessoa
Local: Sinduscon João Pessoa
Rua Prof. Álvaro Carvalho, 248 – Tambauzinho, João Pessoa – PB
Data: 16/5
Horário: 18h45
Inscrições: http://abmsnordeste.com.br/

 

1º Palestra Pelópidas da Silveira – Natal
Local: Auditório do CTEC – Complexo Tecnológico das Engenharias – UFRN
Rua da Tecnologia – Lagoa Nova, Natal – RN
Data: 17/5
Horário: 15h45
Inscrições: https://sigaa.ufrn.br/sigaa/public/extensao/viewDadosCursoEvento.jsf


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *