Painel do Associado

1ª Reunião Técnica da ABMS Núcleo Norte foi um sucesso de público

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014 comentários

geonorte2013mesaO Núcleo Norte da ABMS e a Universidade da Amazônia (Unama) realizaram em outubro de 2013 o 12ª Encontro de Geotecnia da Amazônia, EGAM’2013, e a 1ª Reunião Técnica da ABMS Núcleo Norte, GeoNORTE’2013. O encontro foi em um evento único e contou com a presença recorde de 330 participantes entre acadêmicos, projetistas, construtores e demais profissionais ligadas ao setor. Os números superam as expectativas da comissão organizadora e demonstraram o potencial de crescimento da Engenharia Geotécnica na região Norte do país.

Em entrevista para a ABMS, o coordenador geral do evento, Prof. Dr. Leonardo Bello, falou sobre os destaques do GeoNORTE’2013.

ABMS: Quais foram os principais pontos do evento?

Leonardo Bello: Além da clara demonstração de maturidade da comunidade acadêmica e profissional da região sobre a importância da realização e da participação em eventos do gênero, o evento constituiu-se como uma excelente oportunidade de estabelecimento de um fórum de discussões de alto nível, que permitiu a troca dos conhecimentos científicos e tecnológicos, no âmbito da Engenharia Geotécnica, entre pesquisadores, acadêmicos e profissionais da Região Norte e de demais centros de excelência de outras regiões do país. A participação de palestrantes da academia (IME, UFAM e UFPA) e de empresas especializadas (VALE, Maccafferi e MG&A Consultores de Solos), bem como de associados da ABMS de outros estados da região Norte convidados, foi marcante para o debate e a difusão de experiências, avanços e desafios.

ABMS: O evento atendeu as expectativas?

geonorte2013plateiaLeonardo Bello: Sim, com superação. Em termos quantitativos havia previsão de 250 inscrições e este número foi superado em mais de 30%, com 330 inscritos. Do ponto de vista qualitativo, houve inscritos oriundos de todas as universidade e faculdades do Pará que tem curso de engenharia e de mais de 20 empresas de engenharia. O  evento contou ainda com patrocínio de empresas de geotecnia locais e nacionais, bem como com a participação de profissionais de outros estados da região norte e, ainda, com o total apoio institucional da Unama e da ABMS Nacional, além de divulgação em algumas mídias locais, regionais e nacionais.

ABMS: Há mais eventos programados?

Leonardo Bello: O EGAM é um evento que ocorre na Unama a cada dois anos, portanto a sua 13ª edição somente ocorrerá em 2015. Entretanto, o Núcleo Norte da ABMS está reunindo esforços para a realização de outros eventos de difusão da engenharia geotécnica como o GeoNorte de maneira itinerante nos demais estados do Norte. Assim, almeja-se a realização de um evento no segundo semestre que será organizado pelo grupo de geotecnia do Amazonas, sendo realizado em Manaus.

Contamos com a presença de todos, e esperamos cada vez mais pessoas prestigiando nossos eventos, pois a troca de conhecimento é importantíssima para a disseminação da geotecnia.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *