Painel do Associado

2ª edição do Congresso Brasileiro de Geotecnia de Mineração recebe 300 pessoas em Ouro Preto (MG)

segunda-feira, 11 de novembro de 2019 comentários

A cidade mineira de Ouro Preto, reconhecida por ser o berço da mineração nacional, foi sede da 2ª edição do Congresso Brasileiro de Geotecnia de Mineração – o GEOMIN 2019. O objetivo do GEOMIN 2019 foi promover e contribuir para novas pesquisas e para o desenvolvimento tecnológico na área da engenharia geotécnica aplicada à mineração. O evento técnico, que é bianual, ocorreu entre os dias 16 e 18 de outubro de 2019 e reuniu cerca de 300 pessoas no auditório do Centro de Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Promovido pelo Núcleo de Geotecnia da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto (NUGEO-UFOP), em parceria com a ABMS, o GEOMIN 2019 possibilitou muitas discussões relacionadas aos temas da geotecnia aplicada à mineração, associando abordagens acadêmica e profissional de modo complementar. “Discutimos temas relevantes da área da geotecnia aplicada a mineração sob diferentes pontos de vista, de forma objetiva e estimulando sempre o livre debate de ideias”, pontua o engenheiro Romero César Gomes, professor titular do Núcleo de Geotecnia da UFOP e presidente da Comissão Organizadora do congresso.

Para Gomes, o GEOMIN já constitui o evento nacional de referência na área e em termos da Geotecnia Aplicada em geral: “As palestras técnicas são voltadas para as questões cotidianas pelas quais os profissionais da área convivem na prática da engenharia”, afirma.

Por estar localizada no Quadrilátero Ferrífero de Minas Gerais e ser polo da UFOP, Ouro Preto foi escolhida como sede destes eventos bianuais da ABMS. “Os debates, as propostas e as técnicas envolvendo a engenharia geotécnica aplicada à mineração se justificam pelo contexto regional”, afirma o secretário executivo do Núcleo Minas Gerais da ABMS, Eleonardo Lucas Pereira, também integrante da Comissão organizadora do GEOMIN 2019.

 

Barragens de Rejeitos

Este ano, o GEOMIN deu prioridade a palestras que abordassem os temas relacionados a Barragens de Contenção de Rejeitos, em função dos eventos recentes ocorridos no país. A primeira apresentação do seminário foi feita pelo engenheiro da Samarco, José Bernardo Vasconcelos Rodrigues de Oliveira, que explicou como está sendo executada a Recuperação geotécnica e ambiental da área de impacto da ruptura da Barragem de Fundão, após o acidente que aconteceu em Mariana (MG) em 2015.

Caracterizado por priorizar os debates envolvendo particularmente os profissionais da área de mineração, as sessões técnicas do evento incentivam a plena participação da assembleia, com as palestras técnicas buscando explorar pontos de maior relevância para as discussões e trocas de experiências profissionais. Esta interação já é uma marca registrada do evento: “Tivemos um retorno muito positivo dos participantes exatamente por incentivar o debate e as participações dos presentes nas discussões”, afirma o professor Romero Gomes.

O feedback positivo do público ratificou, mais uma vez, os objetivos propostos para as edições do GEOMIN.  “Estamos muito satisfeitos com esse atendimento da perspectiva do público que participou do evento”, declara o professor, “para nós, o evento cumpriu de forma adequada todos os seus objetivos”, conclui.

As sessões técnicas abordaram, ao longo dos três dias do evento, os seguintes eixos temáticos: Potenciais Avanços de Metodologias de Disposição de Rejeitos, Desafios Tecnológicos das Barragens de Contenção de Rejeitos, Novas Prescrições Legais, Estratégias de Governança, Sistemas Alternativos de Disposição de Resíduos de Mineração no Brasil, Descaracterização e Fechamento de Estruturas Geotécnicas em Mineração, Lavra de Sistemas de Disposição de Rejeitos e Geomecânica de Maciços Rochosos em Minas a Céu Aberto e em Minas Subterrâneas.

 

Próxima Edição

O GEOMIN 2021 já tem data marcada! O evento será realizado entre os dias 22 e 24 de setembro de 2021, no Centro de Convenções da UFOP, em Ouro Preto (MG).


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *