A Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS) completa 75 anos de história em 2025. O evento técnico de celebração acontecerá em São Paulo, nos dias 21 e 22 de julho, no Centro de Convenções Rebouças. Além de homenagear a trajetória da Associação, o evento contará com a presença de presidentes de diversas associações nacionais e internacionais, e palestras de renomados especialistas, que irão abordar temas de relevância e impacto global na área.
Inscreva-se no Evento ABMS 75 anosCentro de Convenções Rebouças
Av. Rebouças, 600 – Pinheiros, São Paulo, SP – Brasil
Alessandro Mandolini é professor titular de Engenharia de Fundações no Departamento de Engenharia da Università degli Studi della Campania “L. Vanvitelli”, onde também lidera o departamento. Com doutorado em Engenharia Geotécnica pela Università di Roma “La Sapienza”, é reconhecido internacionalmente por sua contribuição acadêmica e prática. Recebeu prêmios como a Medalha de Pesquisa Bishop pela Institution of Civil Engineers e é autor de mais de 150 publicações científicas. Ministrou a 1ª Conferência Harry Poulos realizada no Congresso Panamericano, em novembro/2024, no Chile.
Tema: Rethinking piles in light of current knowledge
António Gomes Correia, professor emérito da Universidade do Minho, é uma autoridade em geotecnia de transportes com mais de 46 anos de experiência. Foi presidente da Sociedade Portuguesa de Geotecnia e editor de revistas científicas de destaque, incluindo a "Transportation Geotechnics" e a "Transportation Engineering", publicadas pela Elsevier. Autor de mais de 600 publicações, organizou importantes conferências internacionais e recebeu prêmios como o Technical Achievement Award da International Society for Intelligent Construction.
Tema: Advancing Transportation Geotechnics through Digital Technologies
Charles Ng é vice-presidente da Hong Kong University of Science and Technology (HKUST) e referência mundial em mecânica de solos não saturados e eco-geotecnia. Com um PhD pela Universidade de Bristol, é ex-presidente da International Society for Soil Mechanics and Geotechnical Engineering (ISSMGE). Autor de mais de 650 publicações, também é vencedor de inúmeros prêmios internacionais, como o Vernes Medal 2022 e o Fredlund Award 2022.
Tema: Impact mechanisms and rational design of multiple barriers against debris flow
Kenichi Soga é professor de Engenharia Mineral e Civil na University of California, at Berkeley, onde dirige o Berkeley Center for Smart Infrastructure. Especialista em geotecnia de energia e infraestrutura inteligente, é membro da National Academy of Engineering e coautor, junto com o prof. James Mitchel, do livro Fundamentals of Soil Behavior. Seus estudos foram amplamente reconhecidos, recebendo prêmios como o George Stephenson Medal e o Bakar Prize. Foi escolhido para ministrar a 63rd Rankine Lecture, no Imperial College London, considerada uma das palestras mais prestigiosas no campo da geotecnia.
Tema: From Geo-monitor to Geo-adapt: Leveraging Distributed Sensing and Data Analytics for Performance-Based Design, Construction, and Maintenance.
Lyesse Laloui é professor de engenharia civil e ambiental no Instituto Federal Suíço de Tecnologia de Lausanne (EPFL) e diretor do Laboratório de Mecânica dos Solos. Especialista em geomecânica e geoenergia, é referência global no desenvolvimento de tecnologias sustentáveis para fundações e infraestrutura. Com mais de 13 livros e 380 artigos publicados, recebeu prêmios como o RM Quigley Award (2016) e a Vienna Terzaghi Lecture (2022). Também é fundador da startup Enerdrape, voltada para soluções inovadoras em energia geotérmica.
Tema: Revolutionizing Foundations: Advances in Thermo-Active Piling Engineering.
Luís Lamas é engenheiro civil pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa, com mestrado e doutorado pelo Imperial College London. É Chefe do Núcleo de Modelação e Mecânica das Rochas no Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) e, desde 2003, Secretário-Geral da Sociedade Internacional de Mecânica das Rochas (ISRM). Atuou como consultor geotécnico e foi Presidente do LECM em Macau. Desde 2018, coordena o grupo de trabalho do Centro Europeu de Normalização (CEN) responsável pela revisão do Eurocódigo 7, especificamente no que tange à Engenharia das Rochas. Com mais de 50 publicações, tem experiência em modelagem numérica, caracterização de maciços rochosos e segurança de obras subterrâneas e fundações de barragens.
Roberto Terzariol é professor e pesquisador em engenharia geotécnica, graduado pela Universidade Nacional de Córdoba, na Argentina, com pós-graduação na Universidade de Roma “La Sapienza”. Atualmente, é vice-decano da Escola de Engenharia da Universidade Nacional de Córdoba e professor titular na Universidade Tecnológica Nacional da Argentina. Com ampla atuação acadêmica, ministra cursos de geotecnia para mestrado e doutorado em diversas universidades argentinas. Também tem participação ativa em comitês científicos e avaliação de pesquisas, além de ter sido vice-presidente da ISSMGE para a América do Sul.
Alberto de Sampaio Ferraz Jardim Sayão é engenheiro civil formado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) em 1976, com doutorado em Engenharia Geotécnica pela University of British Columbia, Canadá, concluído em 1989. Atualmente, é professor associado da PUC-Rio e secretário-geral da Academia Nacional de Engenharia (ANE). Foi presidente da ABMS entre 2004 e 2008 e é membro vitalício do Conselho Diretor da entidade. É autor e editor de obras significativas na engenharia geotécnica. Destaca-se o livro História da Engenharia Geotécnica no Brasil, lançado em 2010 para celebrar os 60 anos da ABMS.
Tema da palestra: ABMS 75 anos
Francis Bogossian é formado em Engenharia Civil pela então Escola Nacional de Engenharia da Universidade do Brasil, em 1965. Iniciou sua carreira como professor na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) no ano seguinte. Ocupou os cargos de Diretor da Escola de Engenharia e Pró-Reitor de Desenvolvimento na Universidade Veiga de Almeida. Em 1972, Francis fundou a Geomecânica S/A, responsável por participar de grandes obras nacionais, como a Ponte Rio-Niterói e o Metrô do Rio de Janeiro. Além disso, ele desenvolveu um método inovador para investigações geotécnicas em mar aberto. Assumiu a presidência da ABMS entre 1988 e 1992. Atualmente, é presidente do Clube de Engenharia e do Instituto Brasileiro de Estudos Políticos (IBEP).
Tema da palestra: Infraestrutura visão de futuro: sustentável e resiliente
Marcio Almeida é professor titular da COPPE-UFRJ e PhD pela University of Cambridge. Recebeu o prêmio Coulomb Lecturer em 2015 da Sociedade Geotécnica Francesa e os prêmios Terzaghi e José Machado da ABMS. É Cientista do Estado FAPERJ e Pesquisador 1A CNPq desde 1992. As principais áreas de atuação profissional e acadêmica são obras de terra com ênfase em solos moles, obras de mineração, geotecnia offshore e modelagem física. Orientou mais de 110 teses de doutorado e mestrado e publicou mais de 300 artigos e quatro livros.
Artigo publicado na Soils and Rocks: Toward Sustainable Tailings Disposal: A Geotechnical Overview of Brazilian Research
Maria das Graças Gardoni é engenheira civil, doutora em Geotecnia pela Universidade de Brasília, com pós-doutorado na França. Foi professora associada da UFMG de 2002 a 2020, atuando na graduação e na pós-graduação. Especialista em geossintéticos aplicados à geotecnia e ao meio ambiente, coordenou diversos projetos de pesquisa e colaborou com órgãos de fomento e empresas. É revisora de periódicos internacionais e membro ativo da ABMS e da International Geosynthetics Society (IGS), onde atualmente é vice-presidente da IGS Brasil e integrante do IGS Education Committee.
Artigo publicado na Soils and Rocks: Geosynthetics in Brazil: Historical Overview and Future Developments
Maria Eugenia Boscov é engenheira civil, doutora e livre-docente em Engenharia de Solos pela Universidade de São Paulo (USP), onde é professora titular. Com especialização na Universidade Federal de Zurique, atua na graduação e pós-graduação da Engenharia Civil, além de ministrar disciplinas na Engenharia Ambiental e na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. É membro da ISSMGE, ABMS e Associação Brasileira de Limpeza Pública, contribuindo na elaboração de normas técnicas e eventos científicos. Suas pesquisas, desenvolvidas com apoio de órgãos de fomento e do setor produtivo, abrangem transporte de poluentes em solos, aterros de resíduos, estabilização de solos, remediação de áreas contaminadas e reuso de resíduos.
Artigo publicado na Soils and Rocks: Environmental geotechnics: Brazilian experience and some hot topics
Renato Cunha é engenheiro civil, doutor em Geotecnia pela Universidade de British Columbia (Canadá) e professor titular da Universidade de Brasília (UnB) desde 1994. Com pós-doutorados na Universidade de Sydney (Austrália) e no Instituto Superior Técnico (Portugal), atua no ensino, pesquisa e consultoria nas áreas de fundações, contenções, escavações e ensaios de campo em solos tropicais. É pesquisador nível 1-C do CNPq, consultor da CAPES e editor da revista Soils and Rocks.
Artigo publicado na Soils and Rocks: Foundation practice and design in Brazil: a brief review of past and future developments
Roberto Quental Coutinho é engenheiro civil, doutor em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e professor titular da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Com passagem como visiting scholar na University of California at Berkeley, atua no Departamento de Engenharia Civil e Ambiental e no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da UFPE, com foco em Geotecnia. Atualmente, é presidente da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS) no biênio 2025-2026. Ao longo de sua carreira, recebeu diversos prêmios na área geotécnica, incluindo os Prêmios José Machado, Icarahy da Silveira e Dirceu de Alencar Velloso, além do Prêmio Terzaghi 2010/2011, concedidos pela ABMS.
Artigo publicado na Soils and Rocks: Gravitational mass movements in Brazil: causes, consequences, and solutions
Tácio Mauro de Campos é engenheiro civil, doutor em Mecânica dos Solos pelo Imperial College, University of London, e professor titular do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da PUC-Rio. Especialista em Geotecnia Experimental e Geotecnia Ambiental, atua em temas como solos não saturados, instabilidade de encostas, disposição de resíduos e transporte de contaminantes. Desde 2010, é líder técnico da Alta Geotecnia Ambiental, spin-off do Núcleo de Geotecnia Ambiental da PUC-Rio, premiada pela ANPROTEC em 2013 como a melhor empresa incubada do país.
Artigo publicado na Soils and Rocks: Soil-Atmosphere Interaction in Geotechnics: Some Aspects Concerning Gravitational Soil Mass Movements and Biogas Production and Emissions in Tropical Environment
Confira os valores abaixo e garanta sua participação!
Categoria | Até 31 de maio | Valor final |
---|---|---|
Associados Estudantes | R$ 175,00 | R$ 250,00 |
Associados Profissionais | R$ 350,00 | R$ 450,00 |
Não Associados Estudantes | R$ 300,00 | R$ 375,00 |
Não Associados Profissionais | R$ 600,00 | R$ 750,00 |
Confira as opções de hospedagem com café da manhã incluso e garanta sua reserva!
Hotel | Categoria | Distância | Individual | Duplo |
---|---|---|---|---|
Radisson Pinheiros | 4★ | 2,4 km | R$ 680,00 (à vista) + 5% ISS ou 6x R$ 146,00 | R$ 730,00 (à vista) + 5% ISS ou 6x R$ 167,00 |
Hotel | Categoria | Distância | Individual | Duplo |
---|---|---|---|---|
Quality Suites Oscar Freire | 4★ | 950 m | R$ 600,00 | R$ 654,00 |
Mercure São Paulo | 3★ | 2,4 km | R$ 540,00 | R$ 606,00 |
Radisson Hotel Oscar Freire | 4★ | 2,4 km | R$ 722,00 | R$ 916,00 |
WZ Jardins | 4★ | 2,2 km | R$ 484,00 | R$ 546,00 |
IBIS São Paulo Paulista | 3★ | 2,4 km | R$ 430,00 | R$ 482,00 |
À vista ou em até 6x sem juros no cartão de crédito.
📞 (81) 3366-6222
📱 (81) 9.9641-1964
✉️ eventos@luckviagens.com.br