Painel do Associado

A engenharia brasileira agradece e homenageia todos os professores

segunda-feira, 15 de outubro de 2018 comentários

Neste Dia do Professor, a ABMS presta sua homenagem a estes profissionais tão importantes para a construção de um país. Com muitos professores entre seus associados, a ABMS agradece a cada um pela sua enorme contribuição para a formação e a melhoria da engenharia brasileira. Para coroar as comemorações, a ABMS entrevistou a professora e engenheira geotécnica Giana Laport, que comentou sua relação com o ensino da geotecnia. Confira.

A engenheira geotécnica Giana Laport, professora da Universidade Iguaçu há quase dois anos, começou a lecionar inspirada pela mãe, que também é professora e a ensinou a compartilhar seus conhecimentos com as pessoas. “Sinto-me realizada quando vejo que meus alunos estão apaixonados pela engenharia, do mesmo modo que eu sou”, conta a professora de Mecânica dos Solos e Fundações.

Apesar do entusiasmo pela área e de acreditar que seus alunos serão ótimos profissionais, admite que a falta de verba para pesquisas acadêmicas desestimula os estudantes, principalmente na área de Geotecnia. “A falta de auxílio prejudica a realização de pesquisas que contribuem para o desenvolvimento da engenharia no Brasil. Mas acredito que, em tempos de crise, existe um estímulo maior para ensinar, já que há a necessidade de se buscar projetos otimizados, com menor gasto de recursos naturais e econômicos.”

Sobre a ABMS, Laport agradece o papel de representatividade para engenheiros geotécnicos que a associação exerce. “Para os jovens profissionais, é de grande importância ter um local que nos trate com igualdade e que nos estimule a sempre estarmos atualizados com nossa profissão”.

 

Imagem: smolaw11/iStock.com


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *