Painel do Associado

“A escolha do tema foi muito feliz e a palestra, empolgante”, avalia presidente do Núcleo SP sobre a Milton Vargas

segunda-feira, 27 de maio de 2019 comentários

A Palestra Milton Vargas da ABMS cativou o público paulista. Recebido pelo Núcleo São Paulo da ABMS no dia 15 de maio de 2019, o responsável pela Palestra, professor José Fernando Thomé Jucá, apresentou o tema “Geotecnia ambiental aplicada a depósitos de resíduos sólidos: investigação ambiental, projetos e controle tecnológico de obras” a 40 participantes. “O conhecimento, a experiência e a didática do Jucá são fantásticas”, avalia o engenheiro Paulo Albuquerque, presidente do Núcleo São Paulo.

“A área da geotecnia ambiental não é uma tradição da comunidade técnica de São Paulo”, comentou o presidente. “Mas a palestra despertou a atenção mesmo daqueles que não são da área, que é o meu caso, por exemplo. O assunto é curioso e o público ficou impressionado de forma positiva. Posso dizer que a escolha por esse tema foi muito feliz e a palestra empolgou bastante. Todos gostaram muito”.

Confira aqui a agenda completa da Palestra Milton Vargas.

(Na foto, prof. Fernando Jucá recebe placa de homenagem do Núcleo São Paulo da ABMS. Da esq. à dir.: Paulo César Ferreti, secretário executivo; prof. Fernando Jucá, palestrante; Paulo J. R. de Albuquerque, presidente do Núcleo; Christina F. Schmidt, vice-presidente do Núcleo e Yoshikazu Oshio, secretário geral).

A professora Maria Eugênia Boscov foi uma das participantes do evento. Também especialista da área da geotecnia ambiental, a engenheira se mostrou animada com o que viu. “Como Jucá é um grande especialista em resíduos sólidos urbanos e aterros sanitários, área em que eu também atuo, foi muito interessante ver o panorama que ele traçou do assunto, desde a produção e geração do lixo até o verdadeiro projeto de um aterro sanitário”, destaca a engenheira. “Acompanhar essa visão geral do tema vinda de uma pessoa como Jucá, que tem décadas de vivência, foi muito legal. Além de ter sido uma palestra muito agradável”.

Para Boscov, um aspecto discutido por Fernando Jucá merece destaque: a escassez de profissionais na área.

“Jucá mostra logo no início como faltam aterros sanitários no Brasil e como faltarão profissionais preparados para atuar nessa área”, diz Boscov. “Ou seja, sabemos da atual falta de investimentos na infraestrutura do país, mas a tendência é que tenhamos, no futuro, uma grande necessidade de construir mais aterros sanitários e vamos precisar de muita gente para projetar tudo isso. Precisamos incentivar os profissionais a se interessarem pela geotecnia ambiental. Quanto mais geotécnicos especializados na área, melhor para todos nós”.

Entrevista com o palestrante

A carência de profissionais foi um tema abordado por Fernando Jucá em entrevista à ABMS. A entrevista aconteceu, inclusive, no dia da Palestra em São Paulo. Assista abaixo:

Próximas paradas

A 15ª Palestra Milton Vargas da ABMS continua pelos demais Núcleos da ABMS. A próxima parada será em Palmas, Tocantins, no dia 29 de maio.

Paradas Palestra Milton Vargas

Confira como foram as últimas paradas da Palestra Milton Vargas pelo Brasil.

Pernambuco
Minas Gerais
Rio de Janeiro
Rio Grande do Sul
Tocantins
Mato Grosso
Espírito Santo
Paraná e Santa Catarina
Bahia


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *