Painel do Associado

A palestra História da Engenharia Geotécnica no Brasil foi realizada no CREA-DF por Alberto Sayão

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011 comentários

Com o intuito de promover e divulgar o desenvolvimento brasileiro em infraestrutura, o professor Alberto Sayão, ex-presidente da ABMS, apresentou ao público de Brasília uma palestra sobre as principais obras geotécnicas que aconteceram no Brasil. “A trajetória começa quando a ABMS ainda nem existia, passa por seu ano de criação, até finalmente chegar aos dias de hoje”, afirma Neusa Mota, presidente do Núcleo Centro-Oeste da ABMS. A apresentação se baseia no livro ABMS 60 anos, de autoria de Sayão.

“É importante destacar a geotecnia no cenário nacional, associando-a ao desenvolvimento brasileiro”, diz Neusa Mota. “O histórico das obras, inserindo a ABMS nessa trajetória, é enriquecedor, porque a entidade teve uma participação de extrema relevância no crescimento do país”.

A palestra, que aconteceu no dia 25 de novembro, no CREA do Distrito Federal, contou com a participação de 100 pessoas, entre engenheiros, empresários e diretores. Além disso, um exemplar do livro foi sorteado entre os participantes. Os sócios da ABMS Nelson Aoki e Paulo Albuquerque estiveram presentes na apresentação, além de Paulo Henrique Dias, vice-presidente da ABMS, e Anna Laura Nunes, presidente do Núcleo Rio de Janeiro da entidade.

O evento foi seguido pela apresentação da tese de doutorado do Secretário da ABMS, Engenheiro Carlos Medeiros (foto). “Pela primeira vez, a UnB teve uma defesa de doutorado fora do seu campus,” conta Neusa. “Este é um fato importante porque atraiu um público que nunca teve acesso à ABMS”.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *