Painel do Associado

ABMS celebrou os 70 anos com a presença de ex-presidentes, associados, parceiros e diretores em uma live histórica. Assista!

quinta-feira, 23 de julho de 2020 comentários

A ABMS completou 70 anos no dia 21/7. Para comemorar essa data especial, foi realizada uma live de celebração. A história da ABMS é marcada pelas pessoas que dela fazem parte, por isso, o evento contou com a presença de ex-presidentes, associados, parceiros e colaboradores que contribuíram e contribuem com o crescimento da entidade e com a geotecnia brasileira.

Apresentado pelo atual presidente Alexandre Gusmão, o evento foi transmitido ao vivo pelos canais da ABMS e teve a participação de toda a comunidade geotécnica, que interagiu durante a celebração e deixou muitas mensagens de felicitações pelo aniversário da entidade. Foram mais de 300 visualizações ao vivo e mais de 1.200 no dia seguinte.

Gusmão abriu a celebração relembrando a importância da engenharia geotécnica e da ABMS nesse cenário. Os ex-presidentes Carlos de Souza Pinto, Arsenio Negro e Faiçal Massad estiveram ao vivo para compartilhar suas histórias com a entidade e deixar seu depoimento. A diretoria da ABMS também prestou sua homenagem pela voz do vice-presidente Maurício Sales. A secretária Silvia Rabello falou em nome de todos os colaboradores que dão suporte ao trabalho diário da Associação.

Para contar a história da ABMS desde a sua fundação, foi convidado o ex-presidente Alberto Sayão. Em sua apresentação, foram relembrados nomes e momentos marcantes da história da entidade, que se mistura com a própria história da geotecnia brasileira. Acesse o arquivo da apresentação aqui. 

Os depoimentos de felicitação aos 70 anos continuaram com a presença dos presidentes do Comitê Brasileiro de Túneis, Jairo Pascoal Júnior, e do Comitê Brasileiro de Mecânica das Rochas, Lineu Azuaga Ayres da Silva. Os Núcleos Regionais da ABMS foram muito bem representados por Luciene de Moraes, presidente do Núcleo Bahia, e por Gracieli Dienstmann, presidente do Núcleo Paraná/Santa Catarina.

O engenheiro Argimiro Ferreira, do Metrô de São Paulo, deixou o seu depoimento em nome dos associados coletivos da ABMS e Euler Magalhães, um dos mais antigos associados, falou pelo ponto de vista de todos os associados individuais que fazem parte da ABMS. Os Geojovens, parte ativa da Associação, foram representados pelo fundador do grupo Geotecnia Brasil, Tiago Souza.

Os presidentes das associações parceiras deixaram suas homenagens gravadas e falaram sobre os laços de amizade e parceria entre suas entidades e a ABMS. Foram eles: Manuel Matos Fernandes, da SPG; Delfino Gambetti, da ABGE; Gilberto Manzalli, da ABEF; Milton Golombek, da ABEG; Victor Pimentel, da IGS Brasil; Carlos Henrique Medeiros, do CBDB. Além do ex-presidente da ISSMGE, Roger Frank.

Ao final, Gusmão fez um brinde aos 70 anos da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica. Parabéns à ABMS!

Assista à live de celebração aqui:

Imagem: Olga Strelnikova/iStock.com


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *