Painel do Associado

ABMS dá início aos preparativos para as comemorações dos 70 anos da entidade

terça-feira, 14 de maio de 2019 comentários

São raras as empresas e instituições brasileiras com força suficiente para completar 70 anos de atividades ininterruptas, preservando em alto nível a sua reputação e o seu prestígio. A Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica inclui-se nesse restrito grupo de organizações.

Em 2020, a ABMS completa 70 anos. Diversas comemorações estão sendo preparadas. A organização destas ações coube a Waldemar Hachich, ex-presidente da entidade. Neste editorial, Hachich fala um pouco da história da Associação e dá uma ideia do que esperar para a celebração dos 70 anos da ABMS.

“Ao longo de sete décadas, a ABMS manteve o espírito com que foi criada e os objetivos que levaram à sua fundação, em 1950. Pretenderam os fundadores reunir na associação todos aqueles que ensinam, estudam e executam projetos e obras geotécnicas para que, juntos, pudessem propor e disseminar a difusão do conhecimento técnico e científico nessa área.

A ABMS e seus associados orgulham-se dessa longa e profícua trajetória. Estivemos juntos em todas as principais obras civis realizadas por nossos engenheiros geotécnicos, tanto no país quanto no exterior. Participamos de todos os projetos de infraestrutura, como as hidrelétricas, as ferrovias, os túneis, os aeroportos, as urbanizações, as estradas.

Atuamos em grandes projetos de infraestrutura urbana, como as redes metroviárias de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Fortaleza, para citar apenas algumas. Fomos chamados a participar também de obras envolvendo a estabilidade de encostas em cidades, regiões metropolitanas, rodovias e ferrovias.

Vale lembrar que a presença do engenheiro geotécnico é fundamental em toda obra civil. Felizmente há hoje engenheiros geotécnicos em todo o território nacional. A ABMS foi, nesses 70 anos, o principal fórum técnico e científico para o desenvolvimento e a disseminação do conhecimento da engenharia geotécnica e da mecânica dos solos entre os engenheiros brasileiros.

A presença da associação foi além das fronteiras nacionais. Desde a sua criação, a ABMS teve destacada participação internacional, principalmente através da participação de seus associados em congressos técnicos realizados periodicamente em diferentes países do mundo, ou mesmo por sediar aqui eventos e congressos técnicos internacionais. Diversos associados da ABMS exerceram cargos de destaque na ISSMGE (International Society for Soil Mechanics and Geotechnical Engineering), destacando-se o Prof. Victor de Mello, seu presidente de 1981 a 1985.

Preparativos para os 70 anos
Coube a mim a honra e a grande responsabilidade de ficar à frente da organização das comemorações dos 70 anos da nossa Associação, junto com outros colegas. Já definimos algumas ações.

Uma delas será um volume especial da revista Soils and Rocks com artigos científicos de autores convidados entre os expoentes dos temas principais da engenharia geotécnica. Esta edição especial deve ser publicada em agosto de 2020.

A Palestra Milton Vargas também terá uma versão especial de 70 anos, possivelmente associada a workshops nos diversos Núcleos Regionais da ABMS.

Três ou quatro vídeos serão produzidos, com a participação de alguns dos principais talentos de engenharia geotécnica nacional. Queremos que eles contem a sua experiência do passado, reflitam sobre os impasses do presente e, principalmente, contribuam com a apresentação de alternativas de atuação da ABMS e dos engenheiros geotécnicos para a construção de um futuro gratificante, sustentável e justo, que engrandeça a nossa profissão.

O Cobramseg 2020 será o palco principal das comemorações. Haverá uma sessão especial comemorativa durante o evento. Para os jovens geotécnicos estamos preparando uma surpresa, que será divulgada assim que forem definidos o formato e os últimos detalhes.

Estas são algumas das iniciativas que já estão sendo desenvolvidas. Será criada uma logomarca comemorativa e há pelo menos outras duas ideias que estão em estudos de viabilidade. O que já é certo é que a ABMS terá comemorações à altura de sua relevância para a engenharia brasileira e internacional. Juntos, celebraremos os 70 anos da nossa Associação, sempre aprendendo com o passado e projetando um futuro ainda mais brilhante!

 

Até breve!
Waldemar Hachich
Ex-presidente da ABMS e coordenador da Comissão dos 70 anos da entidade


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *