Painel do Associado

ABMS e ABEF participaram em setembro do 4º Congresso Alconpat Paraguai 2016

segunda-feira, 03 de outubro de 2016 comentários

alconpatparaguai-internaA ABMS e a ABEF (Associação Brasileira de Engenharia de Fundações) participaram da 4ª edição do Congresso Alconpat, no Paraguai, realizado entre os dias 19 e 21 de setembro. O Congresso, cuja temática foi “Patologia e Controle das Construções / Atualização em Geotecnia”, recebeu cerca de 200 participantes na capital Assunção. Os engenheiros que participaram do evento em nome da ABMS foram Celso Corrêa, presidente do Núcleo São Paulo da ABMS, Frederico Falconi, ex-presidente do Núcleo São Paulo, e Paulo Henrique Dias, ex-vice-presidente da ABMS, além de Walter Iório, diretor de eventos da ABEF, representando a entidade. “Fomos todos muito bem recebidos”, declara Celso Corrêa. (Na foto, representantes da ABMS , da ABEF  e participantes brasileiros durante almoço com o presidente da SPG, José Pavón Mendonza, ao fundo)

De acordo com o presidente do Núcleo São Paulo, o convite foi feito pelo próprio presidente da Sociedade Paraguaia de Geotecnia, José Pavón Mendonza, no primeiro semestre. “Mendonza estudou no Brasil e, já conhecendo alguns colegas brasileiros, aproveitou uma viagem a trabalho para fazer o convite à ABMS e à ABEF”.

“No convite, ele manifestou desejo por palestras sobre contenções ancoradas com tirantes, projeto e execução, que é um assunto de muito interesse à comunidade paraguaia”, conta Celso Corrêa. “Dessa forma, junto com a ABEF, sugerimos os nomes de Fred Falconi e de Paulo Henrique Dias, que participaram recentemente da revisão da norma de tirantes com muito a contribuir”.

Presenças confirmadas, o grupo brasileiro composto por membros da ABMS e da ABEF embarcaram para Assunção em setembro. Frederico Falconi palestrou sobre “Ancoragens: métodos de cálculo” enquanto Paulo Henrique Dias abordou o tema “Ancoragens: procedimentos construtivos – ensaios”. Além de brasileiros e paraguaios, o Congresso contou ainda com palestras de engenheiros argentinos e uruguaios.

“O público gostou muito das palestras”, conta Corrêa. “O que a comunidade paraguaia procura é o intercâmbio de conhecimento e tecnologias através das associações. Por isso, a presença da ABMS e da ABEF foi muito bem-vinda e produtiva”.

“Aproveitamos também para convidá-los para o nosso COBRAMSEG/SBMR 2016, que será realizado em Belo Horizonte em outubro. Aguardamos ansiosos pelas visitas de todos eles”, declara o presidente do Núcleo SP.

Confira aqui a nota de agradecimento assinada pela Sociedade Paraguaia de Geotecnia, pela Associação de Profissionais da Construção (AProCons) e pela Alconpat Paraguay.

 

confiraaqui-botaoevento

 

 

 

 

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *