ABMS e ABGE realizam simulado de prevenção a desastres

terça-feira, 14 de junho de 2011 comentários

O Núcleo Bahia da ABMS e a ABGE-BA, em parceria com a CODESAL (Defesa Civil de Salvador), participam voluntariamente em eventos de prevenção e emergência realizadas na capital da Bahia. A mais recente iniciativa nesse sentido foi a realização do 1º Simulado de Preparação para Desastres. O objetivo foi o de formar um corpo de voluntários que possa ser mobilizado e deslocado imediatamente para as áreas de desastres, quando necessário, e contribuir nas ações preventivas. O simulado aconteceu, simultaneamente, em Salvador, Recife e Maceió, nos dias 27 e 28 de maio de 2011, na área de risco da Comunidade Bosque Real, no bairro 7 de Abril, em Salvador. (Na foto: Carlos Henrique Medeiros e Luis Edmundo Campos)

No primeiro dia de operação, foi dado um alerta de chuvas intensas às 16h, com possibilidade de deslizamento e alagamento da área. Foi acionado o Núcleo de Defesa Civil Comunitário (NUDEC), os especialistas Carlos Henrique Medeiros (ABGE-BA/UEFS) e LuiS Edmundo Campos (ABMS-BA/UFBA) que, juntamente com a CODESAL, realizaram a inspeção para confirmar o estado de emergência.

Após a inspeção, um laudo técnico foi emitido e, a partir dele, foram adotadas medidas providenciais, mobilizando representantes da Defesa Civil local e demais entidades responsáveis, como a SecretáriaMunicipal de Saúde, Secretaria Municipal dos Transportes Urbanos e Infraestrutura, Guarda Municipal, Grupo de Salvamento e Resgate, SAMU, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, companhias de água, esgoto e energia, Secretaria de Infraestrutura, brigadistas, entre outros. O intuito era a evacuação da população para uma área segura, com rota de fuga e abrigo pré estabelecidos.

Já no dia 28, a Defesa Civil de Salvador emitiu um sinal de alarme para que os moradores deixassem suas casas e, de forma ordenada, se dirigissem ao ponto de encontro para o embarque em um ônibus com direção ao abrigo.

A operação, que contou com o apoio da NUDEC, foi monitorada pela Defesa Civil de Salvador, pela Defesa Civil Nacional, representada pelo diretor do Departamento de Minimização de Desastres da Secretaria Nacional de Defesa Civil, Rafael Schadeck, e pela CORDEC, representada pelo Coordenador Salvador Brito.

Toda a iniciativa teve início em reunião realizada em janeiro deste ano, que resultou no evento “Mesa Redonda Sobre Ações Preventivas e Emergenciais em Situações de Deslizamentos”, que aconteceu no dia 26 de abril e contou com a participação de mais 100 profissionais de diversas áreas.

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *