Painel do Associado

ABMS homenageia 100 anos de Pelópidas da Silveira

quarta-feira, 15 de abril de 2015 comentários

pelopidasSe estivesse vivo, Pelópidas da Silveira – engenheiro civil, ex-prefeito de Recife e sócio emérito da ABMS – teria feito, em  15 de abril de 2015, 100 anos de idade. Pelópidas da Silveira foi um dos fundadores do Núcleo Nordeste da ABMS. Além de influente político, Pelópidas atuou na conservação do porto da capital pernambucana e na construção de estradas no interior do estado. Também lecionou na Escola de Engenharia e Arquitetura da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Silveira nasceu em 15 de abril de 1915 em Recife, tendo falecido em setembro de 2008 na mesma cidade. Em 1946, foi nomeado pelo então governador de Pernambuco para ser prefeito de Recife. Mais tarde, em 1955, ocupou novamente o cargo de prefeito da capital pernambucana, dessa vez sendo o primeiro prefeito eleito através do voto popular na cidade.

Silveira é reconhecido por ter dado voz e importância às associações de bairro e conselhos de moradores, que tiveram grande participação nas decisões administrativas do município durante seus mandatos. Como relata o livro “Pelópidas: o homem e a obra”, de autoria de Jaime Gusmão (ex-presidente da ABMS, falecido em 2013), Pelópidas admitiu em carta à Câmera Municipal que lhe preocupava a distância entre o poder público e a sociedade. Para ele, a falta de comunicação entre as administrações e as camadas populares deixavam “as primeiras sem uma visão de conjunto da realidade e as segundas relegadas ao mais cruel desamparo (…)”.

Após conquistar demais vitórias no campo político, teve seu mandato de prefeito cassado e foi preso pelo regime militar em abril de 1964. Libertado somente em dezembro do mesmo ano, foi aposentado compulsoriamente da UFPE, se reintegrando somente na década de 80. Aposentou-se um ano depois.

Atualmente, a Prefeitura do Recife mantém um instituto que leva o seu nome. O Instituto Pelópidas da Silveira tem como missão “delinear o futuro do Recife, produzindo estudos, planos e projetos territoriais, fundamentados em uma visão coletiva de cidade inovadora, criativa e sustentável”. Em sua memória, a Prefeitura entregou hoje um busto do ex-prefeito, que será fixado na descida da Ponte Duarte Coelho.


Comentários


ABMS homenageia 100 anos de Pelópidas da Silveira

  1. Eminente homem público, um dos pioneiros da mecanica dos solos do Brasil, Pelópidas da Silveira foi também quem incutiu na politica o respeito às opiniões de lideranças comunitárias. Foi, talvez, quem proporcionou a ascensão de Miguel Arraes à Prefeitura e cenário politico. Tinha prodigiosa memória, gostava de contar casos e foi um privilégio para mim o ter conhecido pessoalmente, através de meu tio Mário Brandi Pereira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *