Painel do Associado

Barragens: ABMS participa de encontro com ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019 comentários

Acompanhado por representantes de associações técnicas de engenharia, o ex-presidente da ABMS, Alberto Sayão, reuniu-se em nome da entidade com o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto. Na pauta do encontro, realizado em Brasília (DF) no dia 21/2, estava a elaboração dos anteprojetos de atualização e revisão da Política Nacional de Segurança de Barragens (PSNB), estabelecida pela Lei n° 12.334/10.

Outro aspecto abordado na reunião dizia respeito ao Subcomitê de Elaboração da Atuação Legislativa na restruturação da legislação. O encontro foi solicitado pelo ministro Gustavo Canuto, que afirmou considerar importante a participação da comunidade técnica nessa discussão. A ABMS, assim como as outras entidades, colocou-se à disposição para colaborar no processo.

Além de Alberto Sayão, que representou a ABMS, estavam presentes os presidentes do Comitê Brasileiro de Barragens (CDBD), Carlos Henrique Medeiros e da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro), Adilson Pinheiro. Representando a Associação Brasileira de Geologia de Engenharia (ABGE), compareceu Ricardo Vilhena.

Segundo Sayão, “a principal sugestão da ABMS foi a de que a comissão de investigação, no caso do acidente de Brumadinho (MG), fosse nomeada pelo próprio governo, inclusive com a possível indicação de nomes de especialistas por parte das entidades técnicas. O objetivo é a criação de uma comissão que atue com liberdade e isenção”.

A expectativa, agora, é que novos encontros sejam realizados para tratar do mesmo assunto, com a participação das associações técnicas.

(Imagem: Adalberto Marques/MDR)


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *