Painel do Associado

Acidente em Brumadinho: apuração das causas e responsabilidades exige serenidade e rigor técnico

terça-feira, 29 de janeiro de 2019 comentários

A ABMS (Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica) dedica-se desde a sua fundação, em 1950, a promover a qualidade das obras de engenharia envolvendo áreas como geotecnia e mecânica dos solos. Da nossa Associação fazem parte os mais destacados profissionais e as mais qualificadas empresas ligadas a esse segmento. Em vários estados, inclusive em Minas Gerais, a ABMS tem se destacado na atuação, de maneira voluntária e prestativa, junto aos órgãos de defesa civil.

A geotecnia trata com incertezas, não é ciência exata, e as normas e recomendações evoluem face ao avanço do conhecimento e ocorrências. Nesse sentido, a ABMS vai reabrir estudos sobre uma proposta de proibição da construção de novas barragens de montante e do prosseguimento de alteamentos das antigas, bem como a imposição de descomissionamento seguro das abandonadas.

Com relação ao acidente em Brumadinho (MG), a ABMS colocou-se desde o primeiro momento à disposição das autoridades para contribuir com a análise aprofundada e independente das causas desse trágico acidente e evitar a ocorrência de outros acidentes no futuro.

Diante dessa tragédia, é compreensível que todos os segmentos da sociedade, e a própria ABMS, busquem respostas imediatas e consistentes que expliquem o acidente e que levem à responsabilização dos envolvidos. Mas é preciso que esse processo seja feito com serenidade.

A empresa e os engenheiros responsáveis por atestar a segurança da citada barragem dentro da legislação em vigor são associados à ABMS há mais de 30 anos e desfrutam de elevada credibilidade no meio técnico e científico, não havendo nada que os desabone.

O momento atual da engenharia brasileira merece reflexões. A ABMS e outras entidades parceiras não se furtarão em promover um grande debate. O desenvolvimento econômico, social e ambiental do nosso país passa necessariamente por uma engenharia pujante, fortalecida e ética. Essa é a nossa crença. Esses são os nossos valores.

ABMS

29 de janeiro de 2019


Comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *