Acompanhe o desenvolvimento de um projeto de contenção em talude de 70º

quinta-feira, 13 de maio de 2010 comentários

Fórum da Construção traz notícia sobre projeto de contenção com sistema de solo grampeado para futura instalação de supermercado em talude de 70°. A área trata de um talude com altura de 10 a 15 m e cerca de 300 m de extensão em granito.

Fonte Forum da Construção de 13/5/2010

Trata-se de um projeto de uma contenção em solo grampeado de um talude de escavação com inclinação de 70°, e altura de 10 a 15m e cerca de 300 m de extensão, em solo silto-arenoso (Granitos), que futuramente será ocupado na crista por edificações e no pé será implantado um supermercado. As fotos a seguir mostram uma vista geral da obra em 2 momentos — no início da escavação e depois com a contenção em solo grampeado parcialmente executada.

 

 

 

 

 

Para desenvolvimento do projeto foram efetuadas investigações geotécnicas com execução de sondagens a percussão para definição das camadas representativas do subsolo, como pode ser observado em um dos perfis geológico-geotécnicos dos trechos típicos do talude apresentado a seguir.

Através do conhecimento das camadas foram coletas amostras de solo e executados ensaios triaxiais. A execução dos ensaios foi essencial para execução de uma obra projetada com maior segurança e economia. Nas seções apresentadas a seguir pode ser verificado o resultado dos estudos efetuados em duas seções, onde são apresentados os fatores de segurança (FS), nas condições da escavação pretendida.

Como nesta condição o maciço apresenta fatores de segurança abaixo do que se considera recomendado (FS=1,5) julgou-se necessária à execução de um reforço em solo grampeado de modo a garantir um nível de segurança adequado. A seguir, apresenta-se a seção de estudo com os chumbadores, e o fator de segurança com a inclusão dos chumbadores.

Durante a execução das obras a Dýnamis efetuou o Acompanhamento Técnico das Obras, fornecendo toda orientação técnica referente aos procedimentos de engenharia geotécnica através de visitas de um engenheiro geotécnico de sua equipe. A foto ao lado mostra a execução do paramento em concreto projetado.

Foram efetuados ensaios de arrancamento nos chumbadores, coletas de amostra e execução de ensaios para verificação dos parâmetros previstos em projeto e em função dos resultados, efetuados os ajustes necessários em campo, proporcionando à e um ensaio de arrancamento.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *