Painel do Associado

Alberto Sayão é o novo vice-presidente do Comitê Brasileiro de Barragens

quinta-feira, 15 de outubro de 2020 comentários

Os novos conselheiros do Comitê Brasileiro de Barragens para o triênio 2020-2023 foram eleitos em setembro deste ano. O engenheiro José Bernardino Botelho é o novo presidente do CBDB, e tem como vice o engenheiro Alberto Sayão, professor da PUC-Rio e ex-presidente da ABMS. O CBDB representa no Brasil a Comissão Internacional de Grandes Barragens (ICOLD).

Sayão atua como conselheiro do CBDB desde 2010. É membro da Academia Nacional de Engenharia (ANE) e sócio do Clube de Engenharia. Presidiu a ABMS de 2004 a 2008. Ele é o segundo presidente da ABMS a assumir também cargo no CBDB. O primeiro foi o engenheiro Costa Nunes, que presidiu a ABMS em 1952 e também já foi vice-presidente do CBDB.

Também fazem parte da nova diretoria os engenheiros Leonardo de Oliveira Guerra Deotti, diretor secretário, Ricardo Aguiar Magalhães, diretor técnico, e Diego Antônio Fonseca Balbi, diretor de comunicação.

O CBDB conta com um Conselho Deliberativo constituído por 23 conselheiros, sendo cinco honorários e 18 eleitos. Na primeira reunião dos conselheiros do CBDB, é eleito o presidente. Na sequência, o escolhido convida outros conselheiros para integrar a diretoria.

O Comitê tem destacada atuação no debate de temas ligados às barragens de água, como as hidrelétricas e as barragens voltadas ao abastecimento, e também às barragens de rejeitos. CBDB e ABMS realizaram um importante trabalho conjunto para estimular a aprovação da Política Nacional de Segurança de Barragens, votada e aprovada em 2010 (Lei 12.334, de 20 de setembro de 2010) e que passou por recente reformulação.

No dia 1º de outubro deste ano, o presidente da República sancionou uma nova Política Nacional de Segurança de Barragens, com a entrada em vigor da Lei 14.066/2020, que alterou a lei anterior depois dos acidentes de Mariana e Brumadinho em Minas Gerais.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *