Painel do Associado

Almoço Geotécnico reuniu associados e diretoria para retrospectiva e confraternização

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015 comentários

almocogeo-internaA diretoria do Núcleo Minas Gerais e seus associados se reuniram, no dia 10 de dezembro, para um encontro que conciliou troca de conhecimentos, retrospectiva e confraternização – o Almoço Geotécnico, realizado no restaurante do Automóvel Clube, em Belo Horizonte. Já em sua quinta edição, o Almoço contou com a palestra Influência de estaca defeituosa em um grupo de estacas, proferida pelo engenheiro Paulo José Rocha de Albuquerque, além de uma apresentação feita pela engenheira Cássia Azevedo, presidente do Núcleo, que relembrou às 52 pessoas presentes as atividades realizadas durante o ano. “Foi um encontro absolutamente agradável e divertido”, conta a presidente. O almoço, como de praxe, foi servido gratuitamente aos convidados.

Além dos associados individuais e corporativos, membros atuais e de gestões anteriores da diretoria do Núcleo – como o ex-presidente Ivan Libanio Vianna – e de diretores da Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural de Minas Gerais (ABECE-MG) e do Instituto Brasileiro de Concreto (IBRACON-MG), também participaram do encontro integrantes da Defesa Civil do Estado. “A presença deles prova a ótima relação que construímos com o departamento”, diz Cássia Azevedo. “Além de discutirmos questões de segurança, eles aproveitaram o encontro para nos agradecer por todo o auxílio prestado pelo Núcleo e pelos associados durante os desastres naturais e outras emergências, o que nos deixou muito felizes”.

Almoço

O encontro começou com um brinde entre os presentes. Em seguida, deu-se início à palestra Influência de estaca defeituosa em um grupo de estacas, proferida pelo engenheiro Paulo José Rocha de Albuquerque, professor na Universidade de Campinas (Unicamp/SP) e membro da Comissão Técnica de Investigação de Campo (CTIC) da ABMS. A palestra abordou as conclusões referentes aos estudos numéricos e experimentais realizados sobre a inserção de uma estaca defeituosa em um bloco de estacas. As avaliações das consequências que o defeito provocou no conjunto foram apresentadas aos convidados.

Palestra proferida, dúvidas esclarecidas, almoço servido. Para encerrar o encontro, Cássia Azevedo apresentou uma retrospectiva das atividades realizadas pelo Núcleo em 2015, contando brevemente como foram os eventos e as iniciativas.

“Contamos com a presença de consultores e engenheiros de geotecnia e fundações, mineração, professores e associados corporativos, e fico feliz por termos agregado representantes dos diversos setores”, relembra Cássia. “Ainda que todos ali tivessem a consciência das dificuldades que a engenharia civil está enfrentando no país, o clima geral era de confraternização e de amizade. Os associados fizeram questão de nos agradecer e parabenizar pelo ano, e este reconhecimento nos animou ainda mais. Foi um Almoço muito divertido!

confiraaqui-botaoevento


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *