Painel do Associado

Álvaro dos Santos lança livro sobre elaboração e uso de Carta Geotécnica

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014 comentários

alvarodossantosrevistaO associado à ABMS Álvaro Rodrigues dos Santos acaba de lançar o seu novo livro – “Manual básico para elaboração e uso da carta geotécnica” o qual explica detalhadamente a importância da Carta Geotécnica para a correta regulação técnica do uso do solo urbano.

Graças à doação do autor, a ABMS dispõe de exemplares para distribuição gratuita aos 100 primeiros associados interessados. Para adquiri-los basta enviar um e-mail para abms@abms.com.br com o endereço completo, incluindo CEP.

Segundo o autor, o grande objetivo do lançamento deste livro é “colaborar para a divulgação da Carta Geotécnica como instrumento indispensável ao bom planejamento urbano e contribuir para a necessária normatização técnica e metodológica de produção e uso desse instrumento no Brasil”.

Principal ferramenta para o acerto das relações técnicas da cidade com seu meio físico geológico, a Carta Geotécnica é um documento cartográfico que informa sobre o comportamento dos diferentes compartimentos geológicos e geomorfológicos homogêneos de uma área.

‘A Carta Geotécnica é uma ferramenta de caráter preventivo e de planejamento”, explica Álvaro dos Santos. “Ela provê aos administradores públicos as informações necessárias para não ocupar áreas de alta potencialidade natural a eventos geotécnicos e hidrológicos potencialmente destrutivos e a utilizar as concepções urbanísticas e as técnicas construtivas mais adequadas para a ocupação de áreas com restrições geológicas, mas potencialmente urbanizáveis”.

A adesão espontânea das administrações públicas brasileiras à elaboração e ao uso da Carta Geotécnica, no entanto, tem sido ínfima, praticamente nula. Isso se reflete na trágica multiplicação e sucessão de problemas urbanos gravíssimos.

Assista aqui a entrevista completa com Álvaro dos Santos sobre o livro, publicado pela editora Rudder. https://www.youtube.com/watch?v=Ollwt4LdREE

Assista também ao Booktrailer do livro “Manual básico para a elaboração e para o uso da Carta Geotécnica” https://www.youtube.com/watch?v=vKnGmie3eFQ

Álvaro Rodrigues dos Santos

Geólogo formado pela USP – Universidade de São Paulo em 1968, Pesquisador V Sênior pelo IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas do ESP, Ex-Diretor de Planejamento e Gestão do IPT e Ex-Diretor da Divisão de Geologia Aplicada, Consultor em Geologia de Engenharia, Geotecnia e Meio Ambiente – Criador da técnica Cal-Jet de proteção de solos contra a erosão e Diretor-presidente da ARS Geologia Ltda.

Álvaro já teve diversas obras publicadas como: Geologia de Engenharia: Conceitos, Método e Prática 1, A Grande Barreira da Serra do Mar: da Trilha dos Tupiniquins à Rodovia dos Imigrantes, Cubatão, Diálogos Geológicos e Enchentes e Deslizamentos: Causas e Soluções.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *