André Assis fará a 8ª Palestra

sexta-feira, 15 de junho de 2012 comentários

PALESTRA MILTON VARGAS

Secretário geral da ABMS, André Assis foi o escolhido para ministrar a 8ª edição da Palestra Milton Vargas, que acontece em 2012. “É uma grande honra apresentar a Palestra Milton Vargas”, declara Assis. “Ser escolhido pelo Conselho da associação para ser o responsável por divulgar a engenharia geotécnica em nome da ABMS me enche de orgulho”. Ao longo de seus sete anos de existência, a Palestra Milton Vargas da ABMS, antes chamada apenas de Palestra ABMS, teve representantes renomados. “É também um prazer e uma honra fazer parte deste seleto grupo de sete profissionais, todos da mais alta estirpe, que ministraram esta Palestra desde 2005”.  Sempre com o objetivo de divulgar a engenharia geotécnica e motivar os jovens geotécnicos, este ano a Palestra irá abordar as Escavações em Maciços Rochosos, assunto que se torna cada vez mais presente no mercado da engenharia. Trata-se de uma palestra itinerante. André Assis vai visitar e palestrar em várias cidades brasileiras. O roteiro será oportunamente divulgado pela ABMS.

André Assis – Perfil

Atual secretário geral da ABMS, André Assis já foi presidente do Comitê Brasileiro de Túneis (CBT) da ABMS, presidente da International Tunnelling and Underground Space Association (ITA) e é, atualmente, o presidente da ITACET, fundação da ITA para educação e treinamento. Assis é também professor da Universidade de Brasília.

Iniciou sua carreira ao lado daquele que dá nome à palestra, Milton Vargas. Durante os primeiros cinco anos como engenheiro, André Assis atuou na Themag Engenharia, empresa de Vargas. Além de todo o aprendizado que aqueles anos ao lado de um grande nome lhe proporcionou, Milton Vargas teve um papel ainda mais importante na carreira de Assis. “Foi ele que escreveu a carta de recomendação para a universidade canadense onde fiz meu doutorado”, conta o palestrante de 2012. “Por tudo isso, a honra e orgulho que sinto por ter sido escolhido para apresentar a Palestra Milton Vargas da ABMS não têm tamanho”.

O tema de 2012

Assis explica que, cada vez mais, os tipos de obras que estão sendo realizadas exigem obras geotécnicas mais ousadas em todos os tipos de maciços, como os maciços rochosos. Isto porque estão sendo implementadas em todo o país obras de infraestrutura moderna, como vias de transporte urbanas e interurbanas, energia e outras. “Este tópico, já vem sendo tratado no Brasil há muito tempo, mas por uma pequena parcela de nossa comunidade geotécnica”, ressalta Assis.

“Neste momento, com um aumento significativo da demanda de obras escavadas em maciços rochosos, é importante ampliar o leque de profissionais que dominam este tópico e assuntos correlados. Portanto, nada mais oportuno do que uma Palestra Milton Vargas como fator motivador para este propósito”.

A palestra será dividida em três partes. Na primeira, André Assis irá abordar o entendimento do comportamento de maciços rochosos e suas peculiaridades, além das diferenças entre os maciços de solos, com os quais a comunidade geotécnica brasileira é bem mais familiarizada. A segunda e terceira partes serão destinadas a casos de obras em maciços rochosos, a céu aberto (taludes e fundações) e subterrâneas.

Para Assis, esta palestra é um grande desafio, pois tem a missão de “preparar uma geração de geotécnicos aptos a lidar com a demanda e o desafio de obras geotécnicas escavadas em maciços rochosos”. Segundo o palestrante, este é um assunto que poucos tiveram a oportunidade de se envolver até agora e que tem crescido muito nos últimos tempos. “E pode apostar que esta demanda só tende a aumentar”, afirma André.

A Palestra Milton Vargas da ABMS

Em 2005 foi criada a Palestra ABMS, com o objetivo de divulgar a engenharia geotécnica para o meio técnico e motivar os jovens profissionais da área. Em 2011, com a morte de Milton Vargas a palestra teve seu nome alterado em homenagem a um dos fundadores e primeiro presidente da ABMS, passando a se chamar Palestra Milton Vargas da ABMS.

A Palestra, para alcançar seu objetivo de disseminar a geotecnia, é uma conferência itinerante, que percorre todo o território nacional, em particular as sedes dos núcleos regionais da ABMS. Em 2012, as palestras acontecerão de 14 a 20 de outubro.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *