Painel do Associado

Andrei Nardelli é o vencedor do Prêmio ABMS Icarahy da Silveira com a melhor dissertação de mestrado

sexta-feira, 27 de novembro de 2020 comentários

O engenheiro civil Andrei Nardelli foi o vencedor do Prêmio ABMS Icarahy da Silveira, concedido ao autor da melhor dissertação de mestrado realizada em instituição brasileira no biênio 2018-2019.  A pesquisa vencedora foi “The shaft friction degradation of piles under cyclic axial loading in wind turbine foundations”, realizada pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli – USP). O seu orientador foi Marcos Massao Futai, ex-presidente do Núcleo São Paulo da ABMS e professor da USP.

A dissertação de mestrado de Nardelli abordou fundações de torres eólicas onshore, que são submetidas a grandes momentos de tombamento devido a ação do vento  – impõe carregamentos cíclicos e dinâmicos que ocorrem em condições operacionais e extremas – . Fundações profundas, quando utilizadas, transferem esse carregamento através de um grupo de estacas que, por sua vez, são submetidas a esforços axiais e laterais.

Alguns estudos demonstraram que estacas submetidas ao carregamento cíclico axial estão sujeitas à degradação do atrito lateral. A fim de compreender essa degradação, Andrei realizou diversas pesquisas e desenvolveu a dissertação vencedora do prêmio.

Na primeira fase de seleção, a dissertação de Andrei Nardelli concorreu com outros 29 trabalhos. Na segunda fase, a pesquisa foi eleita a melhor entre os seis trabalhos avaliados pela Comissão Julgadora da ABMS, indicada pelo Conselho Diretor da Associação.

Contato com a geotecnia

Nardelli começou a se interessar pela geotecnia durante o intercâmbio que fez na França. Ele estudou na École d’ingénieurs Polytech Orléans na França Master 1 na especialidade Génie Civil – Chantiers Routiers et Aménagement. Nessa época, ele cursou algumas disciplinas ligadas à geotecnia e logo após, quando voltou ao Brasil, realizou um estágio na Eletrosul, maior estatal federal de energia elétrica do Sul do Brasil. O estágio também permitiu que o engenheiro se aproximasse ainda mais da geotecnia e do setor de energia.

A relação com a ABMS surgiu também durante sua carreira como geotécnico. O engenheiro já participou de edições do Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (COBRAMSEG) e atuou diretamente em alguns dos eventos realizados pela Associação.

A expectativa pelo Prêmio ABMS

O engenheiro admite que tinha expectativa de vencer a concorrência pelo Prêmio ABMS Icarahy da Silveira. O sentimento surgiu por conta da análise positiva da banca que avaliou sua tese. E a vontade de levar o Prêmio foi substituída pela felicidade de finalmente tê-lo conquistado.

“Fiquei muito contente com a notícia”, afirmou o engenheiro. “É uma honra conquistar um Prêmio tão tradicional e reconhecido na área da geotecnia. A sensação é de reconhecimento pelo trabalho feito durante dois anos de intensa dedicação”.

O suporte de seu orientador foi fundamental em sua trajetória no mestrado e principalmente na conquista do Prêmio, conta Nardelli. “Nós discutíamos e desenvolvíamos o trabalho juntos”, diz. “Ao mesmo tempo que eu enxergava opções, ele enxergava outras e debatíamos ideias melhores em conjunto”.

A divulgação dos vencedores ocorreu durante Reunião do Conselho Diretor realizada no dia 4/11.

Andrei Nardelli

Andrei Nardelli é graduado em engenharia civil pela Universidade Federal de Santa Catarina e possui mestrado em engenharia geotécnica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli – USP). Andrei foi o responsável por desenvolver o primeiro banco de dados brasileiros sobre fundações de torres eólicas, contando com mais de 3 mil aerogeradores.

Atualmente, Andrei trabalha como engenheiro civil no setor de energias renováveis, na empresa Casa dos Ventos, atuando desde a fase de desenvolvimento de portfólio, passando pela obtenção de licenças e pelo desenvolvimento de projetos, até o acompanhamento e gestão sobre contratos.


Comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *