Artigo de Marcio Almeida recebe premiação da revista britânica ICE

terça-feira, 22 de agosto de 2017 comentários

marcio_internaO artigo “Ground improvement of soft soil by geotectile-encased columns” ganhou o prêmio de melhor publicação de não britânicos da revista Ground Improvement do ICE (Institution of Civil Engineers) Publishing. A premiação ocorre no dia 6 de outubro, em Londres, na Inglaterra. O artigo foi publicado em 2016 pelos brasileiros e associados à ABMS Marcio Almeida, professor titular do Programa de Engenharia Civil da COPPE-UFRJ, e Mario Riccio, professor da UFJF do programa de Engenharia Civil PEC-UFJF, e com co-autoria do iraniano Iman Hosseinpour, professor da Universidade de Guillan, Iran. Iman recebeu menção honrosa do Prêmio Costa Nunes da ABMS em 2016, cuja tese teve a orientação de Márcio Almeida e Mario Riccio.

O artigo tem como tema colunas granulares encamisadas e compara os resultados dos aterros experimentais das teses da COPPE de Iman Hosseinpour (colunas granulares encamisadas) e de Henrique Magnani, professor da UFSC, (reforço e drenos).

Segundo Marcio Almeida, os aterros têm subsolos extremamente parecidos em relação à espessura de camadas e de propriedades geotécnicas. O autor também pontua que a iniciativa de comparar os aterros experimentais das teses de Hosseinpour e Magnani deu margem para uma grande publicação.

“O artigo envolveu trabalho de campo, de laboratório, experimental e também uma análise numérica. Comparamos os resultados numéricos com os resultados experimentais e isso resultou em cinco artigos de journals publicados e um desses foi o premiado”, completou.

Marcio Almeida

O autor do artigo premiado, Marcio Almeida, comemorou esse ano 40 anos como professor da COPPE-UFRJ, além disso, o engenheiro tem como uma de suas maiores satisfações ter orientado 91 mestrados e doutorados ao longo de sua carreira. Segundo ele, o artigo premiado representa a sua principal linha de atuação profissional. “Aproveitarei a oportunidade para retornar à Universidade de Cambridge, onde obtive meu PhD e onde dividirei com a Prof. Maria Cascão uma palestra sobre os estudos em modelagem centrífuga em geotecnia offshore, tema de estudos nossos na COPPE nos últimos 20 anos”.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *