Painel do Associado

Associado à ABMS é eleito presidente honorário da Associação Internacional de Engenharia de Geologia e Ambiental

sexta-feira, 05 de outubro de 2018 comentários

O doutor em geologia de engenharia e professor do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Nova de Lisboa, Ricardo Alberto Matos Oliveira, foi eleito presidente honorário da International Association for Engineering Geology and the Environment (IAEG) em setembro deste ano.

Ricardo Oliveira, que também é associado à ABMS, é o segundo presidente honorário eleito pelo Conselho da IAEG em 54 anos de fundação da entidade.

Oliveira foi presidente daquela Associação entre os anos 1990 a 1994. Sua nomeação para presidente honorário aconteceu durante o 13º Congresso da IAEG, realizado em setembro em São Francisco, na Califórnia (EUA). A indicação foi apresentada pelos quatro membros do atual Comitê Executivo ao presidente da entidade, Scott Burns. A proposta foi votada pelo conselho da Associação durante o Congresso e aprovada por unanimidade.

Além de associado à ABMS, Ricardo Oliveira é membro do Comitê Brasileiro de Barragens (CBDB) e da Academia Nacional de Engenharia (ANE). Presidiu o Grupo COBA – grupo multinacional e multidisciplinar de Serviços de Engenharia e Ambiente – até setembro de 2011. Hoje, é presidente do Conselho Científico do Grupo COBA, Consultores de Engenharia e Ambiente.

Também foi consultor internacional nas áreas de barragens e obras subterrâneas e professor do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Nova de Lisboa, onde atuou como Investigador Coordenador em Geotecnia pelo LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil de Portugal. É Doutor Honoris Causa pela Universidade Complutense de Madrid.

Suas contribuições ao meio técnico, que incluem a publicação de mais de 200 artigos científicos e a participação como coautor em diversos livros da área, lhe renderam importantes menções durante sua carreira. Dentre elas a indicação para ministrar a IX Manuel Rocha Memorial Lecture (1992), a Medalha André Dumont (1993), o Prêmio Manuel Rocha (2002) e a Insígnia “Grande Oficial da Ordem de Mérito” concedida pelo presidente da república de Portugal (2006).


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *