Painel do Associado

Bengt Fellenius realizou curso sobre estacas em BH

quinta-feira, 04 de dezembro de 2014 comentários

Reconhecido internacionalmente como autoridade em mecânica dos solos e engenharia geotécnica, o sueco Bengt Fellenius, professor, consultor e projetista ministrou um mini-curso no dia 8 de setembro, em Belo Horizonte. Promovido pelo Núcleo Regional de Minas Gerais da ABMS em parceria com a Escola de Engenharia da UFMG, o curso teve como tema “Fundamentos de Projetos de Fundações em Estacas”.

Segundo o presidente do Núcleo Minas da ABMS, Ivan Vianna, o curso atraiu profissionais de toda parte do país e as vagas logo se esgotaram. “O público-alvo desse curso foi constituído por projetistas e consultores de fundações, além de executores de fundações em estacas. Contudo, sendo ministrado por um dos mais renomados especialistas geotécnicos mundiais, foi uma rara oportunidade de contato com esse importante colega, atraindo profissionais inclusive de outras áreas da geotecnia”.

UFMG FELLENIUS 1Foram quase nove horas de apresentação – em inglês, com tradução simultânea para português – em que o professor Fellenius manteve a audiência atenta o tempo todo. Terminou com uma sessão de perguntas e respostas.

Segundo Vianna, o objetivo principal do curso foi “mostrar que um projeto de fundações profundas envolve mais do que o conhecimento de algum valor de capacidade de carga da estaca”.

O presidente do Núcleo Minas explica que “o curso procurou mostrar quais informações devem ser conhecidas pelo projetista para uma análise e cálculos adequados ao projeto de fundações de uma determinada obra. O atrito lateral negativo e sua associada força de atrito, por exemplo, foram elementos enfatizados pelo professor no curso”.

Além disso, houve apresentação de casos reais de obras em várias partes do mundo, todas ilustradas e explicadas em detalhes por Fellenius.

Os temas do evento foram: Análise de Transferência de Carga, Capacidade e Resposta ao Carregamento, Ensaio de Carregamento Estático: performance, análise e instrumentação, Estaca e Grupo de Estacas: Comportamento a longo prazo e como sabemos o que sabemos e, por fim, O Método de Projeto Unificado.

Para aqueles que não puderam participar do minicurso, Fellenius prometeu voltar ao Brasil em 2016 para o Cobramseg 2016, em Belo Horizonte, onde irá novamente ministrar o minicurso e, segundo ele, possivelmente trará mais novidades e mais conhecimento.

Para os interessados, a matéria do curso está contida no seu livro, atualizado periodicamente, e que  pode ser baixado no site de Fellenius – “THE RED BOOK Basics of Foundation Design”. O download pode ser feito em PDF gratuitamente, basta acessar www.fellenius.net e entrar na seção de download.

UFMG FELLENIUS 3


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *