Painel do Associado

Brasil fortalece participação nos Comitês Técnicos da ISSMGE

segunda-feira, 25 de maio de 2015 comentários

engineering_meeting_internaA Sociedade Internacional de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ISSMGE) conta com Comitês Técnicos para elaborar recomendações nas mais diversas áreas da Geotecnia, além de apoiar as sessões técnicas de congressos e disseminar inovações e novos conhecimentos. Os Technical Committees (TC) são formados por representantes dos países membros da ISSMGE, dentre os quais o Brasil tem destacada importância por seu expressivo número de associados. Em 2015, a ABMS já indicou 18 associados para participar de 13 TCs. Fortalecer a participação de brasileiros nos TCs é garantir a representatividade do Brasil na comunidade geotécnica internacional. Alessander Kormann, secretário geral da ABMS, assina o editorial deste mês, que aborda a representação brasileira nos TCs da ISSMGE.

“A Diretoria da ABMS solicitou aos Núcleos Regionais, Comissões Técnicas e membros do Conselho Diretor que alessander_kormannsugerissem indicações aos Comitês Técnicos da Sociedade Internacional, além de voluntários que quisessem participar. Todas as sugestões foram acatadas e os indicados já fazem parte, oficialmente, dos TCs.

A ABMS é um dos países membros com grande relevância na ISSMGE graças ao seu expressivo número de associados. Por conta deste papel significativo, esperamos que os brasileiros contribuam tecnicamente em todas essas discussões dos TCs e mostrem a força e a capacidade do nosso país produzir conhecimento.

Além disso, a participação desses representantes pode ajudar a oxigenar as nossas ideias no Brasil, estimulando o fluxo de informações e experiências entre o nosso país e o que está acontecendo lá fora.

Acesse aqui a lista de representantes brasileiros nos TCs da ISSMGE.

Comissões Espelho

Na ABMS, temos as Comissões Técnicas, que visam estabelecer diretrizes técnicas para suas áreas de atuação. Algumas delas têm o mesmo foco dos Comitês Técnicos da ISSMGE. A essas chamamos de “Comissões Espelho”.

As Comissões Espelho têm forte ligação com suas congêneres da Sociedade Internacional, uma vez que muitos representantes brasileiros atuam tanto nas Comissões da ABMS quando nos Comitês da ISSMGE.

Trazendo os resultados para o Brasil

Para que o trabalho realizado nos TCs seja conhecido pela comunidade geotécnica brasileira, a Diretoria da ABMS decidiu promover eventos nos quais todos os representantes brasileiros dos Comitês Técnicos da ISSMGE possam apresentar o que foi desenvolvido ao longo do ano e debater o que está acontecendo em âmbito internacional. É possível que o primeiro evento nesses moldes aconteça ainda em 2015.

O Brasil já está com uma boa representatividade na Sociedade Internacional, mas queremos aumentar ainda mais essa participação. Por isso, a Diretoria da ABMS se coloca à disposição para atender e indicar novos nomes de interessados a fazer parte dos TCs.

Contamos com todos os associados da ABMS para mostrar ao mundo a capacidade técnica e científica dos profissionais que atuam no Brasil e a nossa disposição de fazer a diferença no âmbito de nossa principal Associação Internacional.

Até breve!

Alessander Kormann
Secretário Geral da ABMS


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *