Painel do Associado

Brasil recebe pela primeira vez o Congresso Internacional da ISRM

sexta-feira, 05 de julho de 2019 comentários

Pela primeira vez um país latino-americano será sede do Congresso Internacional da ISRM (International Society for Rock Mechanics and Rock Engineering). O Brasil, com apoio do Paraguai e da Argentina, receberá a 14ª edição do Congresso, que acontece a cada quatro anos e tem como objetivo a troca de ideias entre a comunidade mundial de Mecânica das Rochas e Engenharia de Rochas. O evento ocorrerá entre os dias 13 e 18 de setembro, em Foz do Iguaçu (PR), cidade que faz fronteira com os três países, e pretende reunir os 61 representantes dos grupos nacionais da ISRM. O tema central será “Mecânica das Rochas para Recursos Naturais e Desenvolvimento de Infraestrutura”

“Essa é a primeira vez que o Congresso vem para o Brasil, isso reforça a importância da Mecânica de Rochas brasileira e reconhece o seu valor internacional”, conta Alexandre Gusmão, presidente da ABMS. “A ABMS tem muito orgulho de captar esse evento, por meio do CBMR. Ele já está sendo organizado com todo o cuidado e, do ponto de vista técnico, já é um grande sucesso”.

Segundo Gusmão, o evento apresenta o que há de mais atual em relação a técnicas de projeto e execução de obras que envolvam maciços rochosos. A edição no Brasil facilita ainda mais a participação da comunidade geotécnica nacional, que fica por dentro das novidades e absorve todo o conhecimento para utilização em obras pelo país.

“Estamos trabalhando para que o Congresso no Brasil seja relevante em termos técnicos e traga ainda boas possibilidades de networking. Tenho certeza de que faremos um evento memorável para toda a comunidade técnica!”, diz Sergio Fontoura, presidente da Comissão Organizadora do Congresso, vice-presidente da ISRM na América do Sul e ex-presidente do CBMR.

“O Congresso é muito importante e atrai muito a atenção da comunidade internacional. Também pelo número de trabalhos recebidos e selecionados, que foi muito grande”, explica Lineu Azuaga Ayres da Silva, presidente do CBMR. Foram mais de 460 artigos aprovados, distribuídos por membros de 41 países, sendo 90 artigos brasileiros.

Ayres conta suas expectativas para o evento. “Essa é uma época que se volta para o estudo. Em ocasiões como está, a engenharia pode reciclar suas técnicas e seus conhecimentos. Sempre há, como consequência, um progresso muito grande”.

Em edições anteriores, o evento recebeu uma média de 600 pessoas. Número que se espera superar esse ano. Até o momento, já são mais de 200 inscritos.

 

Programação técnica do evento

A agenda do evento está repleta de atividades, entre elas palestras, apresentações de artigos e premiações. Durante o Congresso será feita a troca da presidência e do conselho da ISRM. A brasileira Eda Quadros, atual presidente, passará o cargo para Resat Ulusay, que foi eleito em outubro de 2017. Lineu Ayres lembra que a brasileira é a primeira mulher na presidência da ISRM. “O evento irá acontecer agora, mas todo o desenvolvimento e organização foi durante o mandato dela”, ressalta.

Além disso, serão entregues o Prêmio Manuel Rocha e o Prêmio Leopold Muller. O primeiro vai para a melhor tese de doutorado e o autor escolhido foi Qinghua Lei, com “Characterisation and Modelling of Natural Fracture Networks: Geometry, Geomechanics and Fluid Flow”. O segundo é entregue a um profissional sênior em reconhecimento à sua contribuição para o desenvolvimento da mecânica e da engenharia de rochas e este ano o Professor Peter Kaiser, do Canadá, receberá esta homenagem, com o tema “From common to best practices in underground rock engineering”.

Serão oito keynote lectures – palestras plenárias com renomados profissionais de oito países – 36 sessões técnicas, cada uma com seis apresentações, e dois blocos de sessões técnicas especiais, com três apresentações cada. Os jovens pesquisadores e profissionais de rochas também têm espaço de destaque no evento. Junto ao 4° Early Career Forum, 10 jovens expoentes da área de rochas, representando diferentes países da América do Sul, apresentarão seus trabalhos com apoio integral da ISRM, através de seu fundo educacional. O presidente da ISSMGE, Charles Ng, e a empresa Itaipú Binacional estarão presentes no evento como palestrantes convidados.

Acontecerá ainda o lançamento do livro “Weak Rock Engineering”, editado pelos professores Milton Kanji e Manchao He. Como tributo à memória de John Hudson, a comissão organizadora do Congresso está preparando a sessão especial “John Hudson Memorial Session”, para prestigiar o ex-presidente da ISRM que tanto contribuiu para o estudo da área da mecânica de solos e engenharia de rochas. A sessão contará com a participação de profissionais que fizeram parte da carreira e atuaram com o engenheiro.

A agenda pré-congresso também está robusta. Estão marcados cinco minicursos e três workshops, reuniões das 17 comissões técnicas da ISRM, reunião do Board da ISRM e reunião do Board da FedIGS.

 

RockBowl 2019

O RockBowl 2019 promete movimentar os estudantes. O jogo de perguntas e respostas sobre mecânica de rochas criado pelo CBMR está em sua 5ª edição, sendo a 2ª internacional. Na maior edição desde o seu lançamento, o jogo conta com 19 times inscritos – oito do Brasil – representando 11 países. Na etapa classificatória, 16 equipes serão selecionadas para a disputa pelo prêmio, garantindo a diversão e o envolvimento técnico de muitos jovens. Todos os estudantes do time vencedor receberão um prêmio de R$ 1.000 e o melhor jogador será premiado com um drone. Também nesta edição, o RockBowl recebe o patrocínio exclusivo da Geobrugg.

 

O Congresso Internacional IRSM recebe o apoio e o patrocínio das empresas:

Gold: Geobrugg AG
Silver: Maccaferri do Brasil Ltda
Bronze: GCTS Testing Systems; GTEP/PUC-Rio; MTS Systems Corporation; New Concept Mining Peru S.A.C.; OGG – Austrian Society For Geomechanics; Rocscience
Exhibitors: PLAXIS BV
Apoio Governamental: CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e Eletrobras (Furnas Centrais Elétricas)

 

Confira a programação completa e fique por dentro de todos os detalhes na página do evento: http://www.isrm2019.com/

 

Informações

Data: 13 a 18/09
Valor de inscrição: os preços variam entre U$100 e U$900. As inscrições com desconto foram estendidas até dia 15/07/2019!
Local do evento: Bourbon Cataratas do Iguaçu Resort
Av. das Cataratas, 2345 – Vila Yolanda, Foz do Iguaçu – PR


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *