Painel do Associado

Brasileiros marcam presença no DMT’15, em Roma

quarta-feira, 02 de setembro de 2015 comentários

dmt15brasileirosUm grupo de profissionais brasileiros participou ativamente do 3rd International Conference on the Flat Dilatometer (DMT´15), realizado entre os dias 14 e 17 de junho, em Roma, na Itália. O evento foi organizado pela ISSMGE em parceria com a Sociedade Italiana de Geotecnia e a Universidade de L´Aquila.

A conferência contou com o minicurso sobre ensaio SDMT, ministrado pelo prof. Silvano Marchetti seguido de um coquetel de abertura e uma visita a alguns pontos turísticos de Roma. No dia seguinte aconteceu a sessão técnica de abertura, as Keynote Lectures e sessões técnicas, além do jantar de gala, quando foi apresentada a palestra do prof. John H. Schmertmann.

Já no dia 16 ocorreram as demais sessões técnicas orais, bem como a sessão de painéis e a de encerramento.

Destaques

Um ponto de destaque do evento foi o dia de campo, em que foi possível conferir a operação do ensaio SDMT por diferentes equipes. Os brasileiros estiveram presentes e dois ex-presidentes da Comissão Técnica de Investigação de Campo (CTIC) apresentaram trabalhos orais nesse evento: o prof. Fernando Schnaid, que ministrou uma das Keynote Lectures (Challenges in the Interpretation of the DMT in Tailings) e o prof. Heraldo Luiz Giacheti, que apresentou seu artigo e a contribuição dos colegas portugueses com o ensaio SDMT em solos residuais (Seismic DMT Test in a Non-Text Book Type Geomaterial and the Ratio G0/MDMT in Cemented Soils).

Além disso, o engenheiro Antônio Sérgio Damasco Penna apresentou, durante o dia de campo, a comparação de resultados de cross-hole e SDMT realizados em São Paulo.

Mais detalhes sobre o evento encontram-se no site www.dmt15.com. Pelo site, é possível fazer os downloads de todos os trabalhos que compõem os anais desse Congresso.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *