Painel do Associado

Buscando integração, diretoria do NRPS fará eventos voltados aos jovens

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015 comentários

FullSizeRender“O jovem engenheiro é o futuro do Núcleo Paraná-Santa Catarina e da ABMS”. É com essa visão que a nova Diretoria traça seu planejamento para o biênio 2015/16.

(Da esquerda para a direita: Luiz Henrique Felipe Olavo (vice presidente), Alessander C. Morales Kormann (conselheiro), Rodrigo Moraes da Silveira (secretário geral) e Bianca Lobo (presidente).

Vice-presidente do Núcleo, Luiz Henrique Felipe Olavo, associado à ABMS há 15 anos, vê o estudante de engenharia como um ponto importantíssimo para o crescimento do Núcleo e a disseminação do conhecimento geotécnico. Para atrair os jovens, o Núcleo planeja a organização de eventos em diferentes regiões dos estados de Santa Catarina e Paraná. “Daremos descontos consideráveis para os alunos visando incentivá-los a participar e, posteriormente, associa-se à ABMS”, conta Olavo. “O foco é atrair os estudantes para a área da geotecnia”.

Além do aumento do número de jovens associados, outro objetivo do Núcleo é promover uma comunicação maior entre todos, para que haja interligação entre os afiliados do Paraná com os de Santa Catarina, pois essa distância é motivo de grande dificuldade não só para os membros, como também para a Diretoria.

A presidente do Núcleo, Bianca Lobo, afiliada à ABMS desde 2004, afirma que o desafio dessa gestão será “agregar profissionais em eventos periódicos, pois há associados tanto no estado do Paraná quanto em Santa Catarina. Estamos traçando alternativas para aproximar todos os profissionais associados”. Para a presidente, “com maior número de associados de ambos os estados presentes, teremos eventos que produzam discussões entre as pesquisas que vêm sendo desenvolvidas nas universidades e nas empresas do setor, fomentando e incentivando a difusão do conhecimento e o fortalecimento dos profissionais associados”.

Para dar início ao processo de comunicação entre todos os associados, há um projeto para criação de uma newsletter com a linha de pesquisa, voltada a geotecnia, de cada universidade de ambos os estados, de modo que os associados possam ter conhecimento da produção científica regional.

Bianca acredita que por se tratar de um Núcleo com grande expansão territorial compreendendo dois estados, há muito o que ser explorado em diversas áreas. “Temos diversos centros universitários e muitas empresas especializadas que ainda não são associados. O trabalho de divulgação das atividades planejadas e a apresentação dos objetivos da associação podem levar à expansão do Núcleo quantitativa e qualitativamente. Esse também é um dos nossos objetivos”, afirma.

Prêmio Samuel Chamecki

Outro projeto do Núcleo Paraná-Santa Catarina será iniciado ainda neste ano, durante o Geosul 2015, também organizado pelo Núcleo. Trata-se do Prêmio Samuel Chamecki de iniciação à Geotecnia, que premia o autor do melhor trabalho de conclusão de curso de alunos de graduação realizado em instituições paranaense ou catarinense em cada biênio.

O estudante premiado receberá um diploma, a admissão na ABMS com a dispensa de pagamento da anuidade por um ano.

Geosul 2015

Para comemorar os 10 anos do Geosul (Simpósio de Prática de Engenharia Geotécnica da Região Sul), a edição 2015 do evento, que será realizado entre os dias 17 e 19 de setembro em Maringá, terá uma homenagem a um engenheiro de grande destaque na comunidade geotécnica da região e será escolhido pelos associados do Núcleo PR – SC da ABMS através de votação eletrônica pelo e-mail nrps@abms.com.br.

Cobrae

Além do Geosul, o Núcleo Paraná-Santa Catarina possui um convite para organizar a Cobrae (Conferência Brasileira de Encostas). Segundo Olavo, a resposta será positiva. “Aceitaremos, pois é um importante evento e uma forma de angariar ainda mais pessoas para o Núcleo”, explica o vice-presidente. “Além de saber o que tem de novidade na área, é uma forma de se manter profissionalmente atualizado”.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *