Painel do Associado

Casa cheia e alto nível técnico marcam evento de estacas metálicas em Belo Horizonte

terça-feira, 19 de maio de 2015 comentários

NRMG-Gerdau1internaDando continuidade a sua extensa programação de eventos, no dia 4 de maio de 2015 o Núcleo Minas Gerais da ABMS realizou, em parceria com a Gerdau, o workshop “Projeto e Execução de Fundações com estacas metálicas Gerdau”. O evento foi realizado no MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, espaço recém-restaurado integrante do conjunto arquitetônico da Praça da Liberdade, em Belo Horizonte. O workshop contou com uma palestra do Engº Urbano Rodriguez Alonso, que abordou diversos aspectos práticos de projeto e execução de fundações em estacas metálicas, além de quatro apresentações de casos de obras por renomados projetistas geotécnicos de Minas Gerais, os Engenheiros Enderson Rocha (Hidrosolo), José Ernani da Silveira (Consulgeo), Sérgio Cansado Paraíso (Geomec) e Sérgio Velloso (Sérgio Velloso Engºs Consultores). Ao final das apresentações, os cinco palestrantes se reuniram para uma sessão interativa de debates mediada pelo ex-presidente do NRMG, Engº Ivan Libânio Vianna (Novasolo).

O workshop foi aberto pelo Engº Henrique Ferreira da Silva, do setor técnico de perfis estruturais da Gerdau e com uma apresentação da ABMS pela presidente do Núcleo MG, Engª Cássia Dinelli Azevedo, que ao final relembrou aos participantes da realização do COBRAMSEG ´16 em Belo Horizonte com um “save the date” para Outubro de 2016. Em seguida os Engºs Ronaldo Soares (Gerente de Atendimento Técnico/SP) e Luciano Oliveira (Coordenador do Segmento de Fundações/SP) apresentaram um vídeo institucional da Gerdau e promoveram o lançamento da nova edição do catálogo técnico dos perfis metálicos da empresa, distribuído a todos os convidados. A apresentação de casos de obra empregando diversas aplicações dos perfis Gerdau se deu logo após a palestra do Engº Urbano Alonso e contou com os seguintes temas:

Engº Sérgio Paraíso: “A Eficácia do Ensaio de Carregamento Dinâmico na avaliação de dano estrutural em estacas de aço”. Foram apresentados casos de obras inéditos do banco de dados da Geomec para verificação de patologia estrutural em estacas de aço identificadas através de Ensaios de Carregamento Dinâmico comprovados com a extração das estacas.

Engº Enderson Rocha: “Edifício Forluz – Aspectos Geotécnicos de Implantação”, discorrendo sobre aplicações permanentes e provisórias de perfis em estruturas de fundação e suporte para escavação.

Engº José Ernani: “Utilização de estacas de Aço Gerdau para reforço das contenções da Britagem de Sapecado, na Mina do Pico / Vale”, mostrando a possibilidade de aumentar a capacidade de suporte de aterros reforçados, permitindo a utilização de caminhões de maior peso com a consequente melhoria na produtividade.

Engº Sérgio Velloso: “Projeto e Execução de Contenções de Subsolos em Meios Urbanos”. Apresentou o uso de perfis metálicos Gerdau como elemento de reação, o que possibilitou a supressão de tirantes através do lançamento descendente de estroncas e ainda teve a execução associada à realização de cortina de estacas hélice contínua secantes.

A sessão de debates, que se iniciou em seguida com perguntas entre os próprios palestrantes e depois aberta ao NRMG-Gerdau2público presente, foi um dos pontos altos do evento. “A oportunidade de acompanhar a interação entre cinco grandes expoentes da Geotecnia Nacional, tecendo suas considerações sobre situações reais de obras é única e bastante enriquecedora”, comenta o vice-presidente do NRMG – Engº Gustavo Vianna. Ao final do debate, foi oferecido um coquetel de congraçamento entre os convidados e promovidas visitas guiadas ao Museu. Nestas visitas, os interessados tiveram condições de explorar ainda mais as curiosidades deste edifício centenário, totalmente restaurado para abrigar exposições modernas sobre o Metal e suas composições e aplicações; e sobre as Minas do estado de Minas Gerais.

Além da grande presença de membros do NRMG, de Gerentes Nacionais (Vinicius Morais Junior) e Regionais SP/RJ (Ana Carolina Ventura, Roseli Martins) da Gerdau, e até de profissionais de outros estados, o workshop contou com forte adesão de associados e dirigentes da ABECE e do SINDUSCON-MG. A diversidade do público presente evidencia o grande interesse destes setores nas questões multidisciplinares presentes em projetos geotécnicos e corrobora o objetivo do Núcleo Minas Gerais de estreitar e desenvolver a parceria com estas instituições. “Foi realmente um grande sucesso! Contamos com 165 participantes, sendo que mais de dois terços do público presente era formado por associados da ABECE e/ou do SINDUSCON-MG”, comemora a Engª Cássia Dinelli Azevedo. “Ao final do evento fomos procurados por dirigentes da ABECE e já iniciamos as conversas para realização do próximo evento técnico em conjunto com ambas as associações”. Ainda para 2015, o Núcleo Minas Gerais conta em sua grade de programações com eventos nas áreas de Geotecnia de Mineração, Drenagens, Contenções e Conformidade de Projetos Geotécnicos – além dos já tradicionais “Happy Hour” e “Almoço Geotécnico” ao final do ano.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *