Painel do Associado

CBMR: Série “Cursos Itinerantes” tem edição no Rio de Janeiro com sucesso entre o público

quarta-feira, 01 de julho de 2015 comentários

sergio-cursoitinerante-internaApós a primeira edição realizada em São Paulo, a série Cursos Itinerantes – idealizada pelo Comitê Brasileiro de Mecânica das Rochas da ABMS e patrocinada pela empresa Maccaferri – desembarcou no Rio de Janeiro com o apoio do Núcleo Rio. No dia 22 de junho, 45 participantes, dentre estudantes e profissionais, aprenderam mais sobre Sistemas de Estabilização e Proteção de Taludes Rochosos, tema do Curso. A edição fluminense foi realizada no Centro de Ciência e Tecnologia da Faculdade de Engenharia da UERJ – Universidade do Estado do Rio de Janeiro. O curso foi ministrado pela professora Anna Laura Nunes (COPPE/UFRJ), também com a participação do engenheiro Matheus Garcia, da Maccaferri.

Na ocasião, o professor Rogério Feijó, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, também ministrou a palestra “Particularidades e Similaridades de Mecanismos de deflagração dos escorregamentos em maciço rochoso/terroso na região serrana e Angra dos Reis”.  A abertura do curso ficou por conta dos professores Sergio Fontoura (PUC-Rio), presidente do CBMR, e Ana Cristina Sieira, presidente do Núcleo Rio de Janeiro.

“Temos feito uma pesquisa de satisfação em relação ao curso”, conta a secretária geral do CBMR, a engenheira Vivian Marchesi. “Os alunos têm gostado bastante do curso e elogiado a iniciativa. Tanto que é comum comentarem que gostariam que o curso fosse um pouco mais longo”, diz. “Isso reflete a boa recepção do curso pelos participantes”.

Para a presidente do Núcleo Rio da ABMS, professora Ana Cristina Sieira (UERJ), a parceria com o CBMR na realização do Curso no Rio de Janeiro rendeu ótimos frutos. “Iniciativas de parcerias entre Núcleos e Comitês da ABMS são sempre enriquecedoras e bem-vindas”, diz a presidente. “Além disso, a proximidade com a indústria, foco do CBMR, desperta o interesse de um público mais abrangente”.

Ainda segundo Ana Cristina, o intercâmbio de ideias e conhecimentos entre Comitês e Núcleos é fundamental. “Quando trabalhamos juntos, as ideias se complementam e todos ganham, principalmente o associado, que tem a oportunidade de participar de eventos muito interessantes”, declara.

“Já como professora, posso dizer que a iniciativa do CBMR foi fantástica. O curso recebeu um número expressivo de jovens estudantes. Isso também desperta o interesse pela ABMS”, diz. “Além dos muitos elogios, recebemos também solicitações para a realização de um próximo curso nos mesmos moldes. Parabenizo o CBMR pela iniciativa”.

Próximas paradas

A próxima parada da série Cursos Itinerantes será em Belo Horizonte, Minas Gerais, no mês de agosto. “Vamos divulgar data e local assim que todos os detalhes forem definidos”, garante Vivian. Mais adiante há ainda possibilidade de outra edição a ser realizada em Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

Iniciativa

O objetivo da série Cursos Itinerantes é levar aos diversos estados brasileiros assuntos relacionados à Mecânica das Rochas com uma abordagem mais prática e menos acadêmica, para aproximar a indústria e os jovens profissionais do CBMR. Saiba mais aqui.

Os Núcleos da ABMS que se interessarem pela iniciativa poderão contatar a diretoria do Comitê para saber mais detalhes e negociar a realização de uma edição em sua região. Os associados que quiserem o Curso em seu estado também podem sugerir aos seus Núcleos para demonstrar o interesse. “O Comitê Brasileiro de Mecânica das Rochas está à disposição de todos os Núcleos e associados”, declara Vivian Marchesi.

confiraaqui-cursoitineranteRJ


Comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *