Painel do Associado

Cobrae 2021 fala sobre “Estabilidade de Encostas na Sociedade e na Infraestrutura” e traz novidades

quinta-feira, 23 de julho de 2020 comentários

A VIII Conferência Brasileira sobre Estabilidade de Encostas (Cobrae) irá acontecer entre os dias 20 e 23 de outubro de 2021, em Porto de Galinhas, na Região Metropolitana do Recife (PE). Pela primeira vez, o tradicional evento da ABMS e da engenharia geotécnica será sediado pelo Núcleo Regional Nordeste, tendo como tema principal “Estabilidade de Encostas na Sociedade e na Infraestrutura”.

O presidente da Comissão Organizadora, Roberto Quental Coutinho, se diz muito entusiasmado com a realização do evento em Recife, levando em conta que a Cobrae já passou pelas principais capitais do país ao longo dos anos e trata de uma área que interessa de maneira geral ao Brasil.

“O nosso objetivo é mostrar estudos que ajudem a sociedade. Eles são muito necessários na ocupação nas cidades e nas áreas serranas, por exemplo, onde podem ocorrer vários acidentes”, explica Coutinho sobre a escolha do tema principal e a necessidade de abranger as diversas vertentes da estabilidade de encostas. “Já a parte de infraestrutura envolve desde rodovias, barragens de rejeito até taludes submarinos, um tema que está crescendo atualmente”.

A Cobrae ocorre a cada quatro anos e a edição de 2021 conta com várias novidades. Uma delas é a criação da Conferência Willy Lacerda, que será apresentada, a partir do ano que vem, na abertura do evento. “O Willy é um grande especialista dessa temática e ajudou, junto com o Francis Bogossian, na criação da Cobrae. Essa é uma forma de homenageá-lo”, conta Coutinho. Willy Lacerda e Francis Bogossian são ex-presidentes da ABMS.

Outra mudança será na programação do evento, que agora contará com sessões paralelas no período da tarde, além das sessões plenárias pela manhã. Assim, mais temas podem ser trabalhados durante o evento.

Os temas técnicos já estão definidos e pretendem abordar todas as áreas relacionadas à estabilidade de encostas. “O tema do evento é muito abrangente e multidisciplinar, essa é uma área que precisa da atuação de vários profissionais. Por isso, contamos também com a participação das sociedades coirmãs, que têm muito a contribuir”, diz o presidente da Comissão. “Estamos bem preparados e nos esforçando ao máximo para que seja um ótimo evento”.

Workshop

A Cobrae 2021 também irá oferecer aos participantes um workshop após a cerimônia de encerramento, no sábado à tarde. Com a coordenação dos engenheiros Willy Lacerda e Roberto Coutinho, o objetivo do workshop é apresentar o Projeto Reageo, do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT), e as suas contribuições para a sociedade por meio das pesquisas. O projeto conta com a participação das principais universidades do país e é liderado pelo professor Willy Lacerda.

As inscrições já estão abertas. O primeiro lote com desconto vai até o dia 30/12. Faça sua inscrição aqui.

Para mais informações acesse o site do evento: http://cobrae.com.br/

 

Serviço
VIII Conferência Brasileira sobre Estabilidade de Encostas
Data:
20 a 23/10/2021
Horário: 8h
Local: Hotel Armação
Loteamento Merepe II S/N
Porto De Galinhas, Ipojuca – PE
Site: http://cobrae.com.br/

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *