Painel do Associado

Cobramseg 2012 e ISC’4 recebem comunidade internacional

sexta-feira, 10 de agosto de 2012 comentários

Porto de Galinhas, em Pernambuco, será o centro da geotecnia entre os dias 15 e 21 de setembro de 2012. A cidade vai receber o Cobramseg 2012 (Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica) e o ISC’4 (4th International Conference on Geotechnical and Geophysical Site Characterization). Os dois eventos já têm, juntos, quase 300 participantes inscritos e 550 trabalhos técnicos. O encontro da comunidade geotécnica irá acontecer no Summerville Beach Hotel, que foi totalmente reservado para a ocasião. “Estamos trabalhando para que tenhamos dois grandes eventos, complementares e produtivos para a nossa comunidade geotécnica”, ressalta Roberto Coutinho, presidente da Comissão Organizadora do Cobramseg 2012 e ISC’4. “O objetivo é que esses eventos ajudem no desenvolvimento sustentável, com respeito à natureza e também aos bons projetos”. O evento conta ainda com uma exposição técnica com 43 estandes, praticamente todos já comercializados com empresas do setor. Acesse aqui o site oficial.

Os eventos chegam a Recife num momento oportuno. A região Nordeste do Brasil está passando por um período de grandes investimentos, grandes obras, como o porto Suape e a transposição do Rio São Francisco. Além disso, a última vez que a região recebeu um evento de geotecnia do porte do Cobramsegfoi há 30 anos. “É uma oportunidade de facilitar e estimular o aprimoramento profissional e o contato da comunidade geotécnica com o Brasil e o mundo” destaca Coutinho (foto). “E a engenharia geotécnica nordestina, em especial a de Pernambuco, tem uma forte tradição e alta qualidade”.

O ISC’4 vem ao Hemisfério Sul pela primeira vez. “E nos honra muito que isso aconteça em Pernambuco”, afirma o presidente da Comissão Organizadora. Diante de tantos investimentos e tantas obras, a investigação geológico-geotécnica tem cada vez mais destaque. Coutinho lembra que este tema é fundamental para o bom projeto, a obra sem surpresas, e a ausência de problemas durante a vida útil do empreendimento. “Teremos aqui os maiores especialistas do mundo falando sobre o assunto”.

A exposição técnica

O Cobramseg 2012 e o ISC’4 terão um espaço reservado para a exposição técnica, onde empresas do setor de geotecnia apresentarão seus produtos e serviços. Ao todo, serão 43 estandes. “Já temos praticamente todo o espaço comercializado”, destaca Coutinho.

Por conta do ISC’4, a exposição técnica contará também com a presença de empresas internacionais na área de investigação geotécnica.
“É uma área na qual queremos oferecer a oportunidade de integração e convivência entre os participantes e as empresas”, finaliza o presidente da Comissão Organizadora.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *