Painel do Associado

Cobramseg/SBMR 2016 traz muitas novidades para Belo Horizonte

quarta-feira, 29 de julho de 2015 comentários

cobramseg2016internaA comunidade técnica brasileira pode esperar do próximo Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica um grande evento. O Cobramseg 2016, que será realizado nos dias 19 a 22 de outubro em Belo Horizonte (MG) e é organizado pelo Núcleo Minas Gerais da ABMS, trará muitas novidades ao seu público.

A edição de 2016 do Congresso irá receber, paralelamente, outros três eventos: o VII Simpósio Brasileiro de Mecânica das Rochas (SBMR 2016), o VII Simpósio Brasileiro e V Conferência Sul-Americana de Engenheiros Geotécnicos Jovens (Geojovem 2016) e mais uma edição da International Conference on Geo-Engineering Education, organizada pelo Technical Committee (TC) 306 da ISSMGE – Associação Internacional de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica. Esta última conferência será totalmente em inglês, com o título Shaping the Future of Geotechnical Education (SFGE 2016).

“Cada um dos eventos terá palestras e sessões técnicas específicas. No entanto, não serão eventos totalmente distintos”, explica Gustavo Simões, presidente da Comissão Organizadora do Cobramseg 2016 e tesoureiro do Núcleo Minas Gerais da ABMS. “A ideia é realizarmos sessões cujos temas integrem os participantes de todos os eventos, como a discussão sobre o ensino da geotecnia no país e no mundo trazido pelo TC-306 – que é um assunto de interesse tanto para jovens quanto para acadêmicos e profissionais da área”, explica.

 

Cobramseg e Geojovem 2016

Com o tema principal “O Futuro sustentável do Brasil passa por Minas”, o evento quer atrair a atenção do público para o aperfeiçoamento da prática da Geotecnia de Mineração – tradição histórica do estado-sede –, sempre em busca de soluções inovadoras para o desenvolvimento de um futuro sustentável e promissor para o país.

Seguindo a importância da discussão sobre um futuro sustentável, o Cobramseg 2016 trará uma edição sul-americana do Geojovem, presidido por Terezinha Espósito, que visa incentivar a participação cada vez maior dos jovens engenheiros geotécnicos que farão parte deste futuro.

Outros temas que serão tratados durante o Cobramseg 2016 serão: Ensaios de Laboratório e Campo e Modelagem Física; Solos não Saturados, Expansivos, Colapsíveis e Moles; Obras de Terra e Enrocamento; Fundações e Estruturas de Contenção; Geotecnia Ambiental; Geotecnia Aplicada à Mineração; Geossintéticos; Modelagem Numérica; Estabilidade de Encostas, Escorregamentos e Desastres Naturais; Análise e Gerenciamento de Riscos e Desempenho e Segurança de Obras Geotécnicas.

Para saber mais a respeito desta edição do Cobramseg e do Geojovem, acesse aqui.

 

7º SBMR

A partir de 2016, o Simpósio Brasileiro de Mecânica das Rochas será realizado a cada dois anos – e não mais de quatro em quatro anos. “A decisão levou em conta as demandas dos participantes e o sucesso conquistado na última edição do SBMR, realizado no Cobramseg 2014, em Goiânia (GO)”, conta Sergio Fontoura, presidente da Comissão Organizadora do Simpósio e do Comitê Brasileiro de Mecânica das Rochas da ABMS (CBMR).

Nesta sétima edição, o Simpósio virá focado na área de mineração, levando em conta o tema principal do Cobramseg. “Nossa expectativa é atrair bastante os profissionais da área que possuam interesse pela mecânica das rochas”, diz o presidente. Os temas tratados pelo SBMR serão distribuídos em aplicações para engenharia civil, de mineração e de petróleo.

Os destaques do 7º SBMR prometem atrair todos os tipos de público – desde estudantes até empresas associadas à ABMS.

“Em relação aos estudantes, vamos dar continuidade à nossa interação com este público realizando mais um RockBowl”, adianta Fontoura. Criado no Brasil, o RockBowl é um divertido jogo de perguntas e respostas sobre geotecnia que vem fazendo sucesso entre os estudantes de engenharia não apenas do Brasil. O jogo foi realizado na última edição do Congresso Internacional de Mecânica das Rochas, no Canadá. “Esperamos que esta edição do RockBowl atraia muito mais universidades para competir”.

O público de jovens profissionais também terá espaço no SBMR. “Não é, ainda, muito comum darem visibilidade ao jovem profissional em grandes congressos, e queremos transformar isso”, explica Sergio Fontoura. “Queremos inseri-los mais nitidamente na programação técnica do Simpósio, criando conferências especiais de jovens, como ocorre no Geojovem. O SBMR irá abrir muito espaço para este público”.

A programação do Simpósio pretende ainda beneficiar as empresas associadas à ABMS. “O Comitê Brasileiro de Mecânica das Rochas já vem desenvolvendo atividades que envolvam os associados corporativos diretamente no conteúdo técnico dos eventos – e traremos isso para o SBMR”, diz Fontoura. “Queremos movimentar a participação técnica das empresas, incentivando que compartilhem seus trabalhos e suas inovações na área”.

“Além disso, o público do SBMR pode esperar uma grande visibilidade aos conferencistas brasileiros”, adianta o presidente. “Há muitos nomes nacionais de grande prestígio que queremos trazer para o evento”.

O Simpósio Brasileiro de Mecânica das Rochas recebe o apoio da Sociedade Internacional de Mecânica das Rochas (ISRM), tendo recebido o status de evento especializado na área pela entidade – e sendo, agora, reconhecido internacionalmente por sua importância.

Acompanhe a página sobre o SBMR no site do Cobramseg 2016 acessando aqui.

 

Shaping the Future of Geotechnical Education (SFGE 2016)

O público acadêmico também marcará presença em Belo Horizonte entre os dias 19 e 20 de outubro de 2016. Organizado pelo TC 306 – Geo-Engineering Education da ISSMGE, o SFGE 2016 vai reunir academia, indústria e jovens profissionais para discutir o futuro da educação em engenharia geotécnica no mundo.

Liderado por Waldemar Hachich, que também é editor da revista Soils and Rocks, o evento internacional será realizado em inglês e abordará, em sua programação, os seguintes tópicos: Effective education in geotechnical principles; Innovative geotechnical courses and programs; Laboratory coursework; Field coursework; Project based coursework; Active learning; The role of internships; IT applications; Opinion articles.

De acordo com o TC-306, as edições anteriores da Conferência (realizadas na Romênia e na Irlanda) tiveram grande sucesso entre o público. “Muitos dos participantes declararam que aqueles eventos tiveram influência direta na forma como passaram a tratar a educação em geo-engenharia. E certamente não será diferente no próximo SFGE 2016”, garante Hachich.

Acompanhe a página do SFGE no site do Cobramseg 2016 acessando aqui.


Comentários


Cobramseg/SBMR 2016 traz muitas novidades para Belo Horizonte

  1. JOSIAS EDUARDO ROSSI LADEIRA disse:

    Tenho interesse em participar no evento COBRAMSEG.

    Qual o valor para participar?

    Onde será realizado o evento?

    Agradeço a atenção e aguardo o retorno.

    Josias Ladeira
    31-9954-0536

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *