Painel do Associado

Cobramseg/SBMR 2016: Mais de 1.000 resumos e a presença de palestrantes internacionais

terça-feira, 26 de janeiro de 2016 comentários

gustavosimoes-internaA Comissão Organizadora do Cobramseg/SBMR 2016 está a pleno vapor na preparação do evento, que acontece entre os dias 19 e 22 de outubro em Belo Horizonte (MG). No mesmo período serão realizados também o VII SBMR (Simpósio Brasileiro de Mecânica das Rochas), o Geojovem (VII Simpósio Brasileiro e V Conferência Sul-Americana de Engenheiros Geotécnicos Jovens), além do Shaping the Future of Geotechnical Education (SFGE). No editorial deste mês, o presidente do Cobramseg 2016 fala sobre as expectativas e os preparativos desses encontros. Acompanhe.

O Futuro sustentável do Brasil passa por Minas. Este é o tema central do Cobramseg 2016 (VXIII Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica), que acontece em Belo Horizonte (MG), entre os dias 19 e 22 de outubro. O local do encontro é o Minascentro, tradicional casa de eventos com localização central e de fácil acesso a hotéis e restaurantes.

O Cobramseg/SBMR 2016 espera receber cerca de 1.000 cobramseg2016internaparticipantes. No total, foram mais de 1.200 resumos inscritos para todos os eventos. A Comissão Técnica trabalha agora na avaliação desses resumos. Esse número mostra o interesse da comunidade geotécnica pelo evento. Em um momento de recessão econômica, é ótimo perceber que as comunidades técnica e científica, além do setor privado, continuam empenhados em pesquisar e melhorar a qualidade da engenharia.

Dois palestrantes internacionais já confirmaram presença. O chileno Luiz Valenzuela, ex-associado à ABMS e um dos re-fundadores do Núcleo Centro-Oeste da entidade, vai ministrar a palestra Barragens de Aterro Hidráulico e de Rejeito. O norte-americano Roger Frank, presidente da ISSMGE (International Society for Soil Mechanics and Geotechnical Engineering), é outro conferencista confirmado.

Profissionais de diversas regiões do mundo estão sendo convidados pela Comissão Organizadora. Haverá ainda a Conferência Pacheco Silva, cujo palestrante está sendo escolhido pela Diretoria da ABMS.

As inscrições para o Cobramseg/SBMR 2016 serão abertas em fevereiro. Participe!

Exposição Técnica

Vinte empresas já são patrocinadoras do Congresso. Mais de um terço da exposição está em negociação com empresas do Brasil e do exterior. O Cobramseg/SBMR é o mais importante evento de geotecnia no Brasil e reúne a comunidade geotécnica brasileira e internacional. O encontro é, portanto, excelente oportunidade para que as empresas apresentem seus produtos e serviços. Para ser patrocinador, acesse http://www.expo.cobramseg2016.com.br/.

Social

A Comissão Organizadora do Cobramseg/SBMR 2016 dedica atenção especial à parte social do evento. A começar pela localização do Minascentro, que fica em frente ao Mercado Central, um dos principais pontos turísticos da capital mineira. Com restaurantes e lojas, o Mercado oferece comida tradicional e artesanato da região. É um local muito visitado por turistas e bastante frequentado pelos moradores de BH.

No primeiro dia de congresso, será realizado o Coquetel de Abertura, na exposição técnica. O tradicional jantar do Cobramseg/SBMR acontecerá na sexta-feira, dia 21, no Automóvel Clube de Minas Gerais, um dos locais mais requintados e tradicionais de Belo Horizonte.

Estão programadas duas excursões, sendo uma pré-evento, na quarta-feira, dia 19/10, para o Instituto INHOTIM, que é hoje a maior atração turística de Minas Gerais, e outra pós-evento, que será no domingo, dia 23/10, a Ouro Preto – a principal cidade histórica de Minas. Ambos os passeios terão guias e serão acompanhados por membros da ABMS local. Uma agência de turismo estará à disposição dos participantes, inclusive para outros passeios. Basta formar grupos e curtir a visita. Os custos das excursões não estão incluídos na inscrição do congresso.

Minicursos

No dia 19 de outubro, a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) vai receber os minicursos do Cobramseg/SBMR. A universidade conta com infraestrutura completa para a realização de palestras e eventos. Os temas dos minicursos serão definidos pela Comissão Organizadora.

SBMR

A 7ª edição do Simpósio Brasileiro de Mecânica das Rochas acontecerá nos dias 21 e 22 de outubro, com apoio da Sociedade Internacional de Mecânica das Rochas (ISRM). Pela primeira vez, o evento acontece bianualmente – até então era organizado de quatro em quatro anos.

O tema central desta edição será Mecânica das Rochas e Engenharia de Rochas para Inovação e Desenvolvimento, com foco em mineração, geotecnia e petróleo. Para o SBMR foram recebidos mais de 100 resumos.

O RockBowl também estará presente. O divertido jogo de perguntas e respostas sobre Mecânica das Rochas desafia estudantes universitários da área de geotecnia e chega a sua 3ª edição. Idealizado e organizado pela diretoria e membros do grupo jovem do Comitê Brasileiro de Mecânica das Rochas (CBMR) da ABMS, o RockBowl teve início em 2014, durante o SBMR 2014, em Goiânia, GO. Com o sucesso do jogo, ele chegou ao 13º Congresso Internacional da ISRM, em Montreal, Canadá, em 2015. E agora faz parte da programação do SBMR 2016, em BH.

Geojovem

Com mais de 200 resumos recebidos, o Geojovem acontece no dia 20 de outubro e busca incentivar a participação dos jovens engenheiros na pesquisa e execução da engenharia geotécnica no Brasil e em outros lugares do mundo. O Geojovem é um fórum de discussão e aprendizado para esses jovens.

Haverá sessões conjuntas entre o Geojovem e o SFGE. Será uma oportunidade de integrar estudantes e acadêmicos para discutir temas de interesse de toda a comunidade geotécnica.

SFGE

A 4ª edição do SFGE é organizada pelo TC306 da ISSMGE – Technical Committee on Geo-Engineering Education e será realizada nos dias 20 e 21 de outubro. As sessões serão enriquecidas com a participação de empresas da área de geotecnia e a integração com sessões do Geojovem. O SFGE tem como objetivo discutir a educação da engenharia geotécnica com acadêmicos e estudiosos da área.

A Comissão Organizadora do Cobramseg/SBMR 2016 conta com o apoio de todos os associados da ABMS e das entidades irmãs, das empresas do setor e da comunidade técnica e científica ligada à mecânica dos solos, à mecânica das rochas e à geotecnia. O sucesso de todos esses eventos resultará da participação e do empenho de todos. Contamos com você!

Gustavo Simões
Presidente da Comissão Organizadora do Cobramseg 2016


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *