Com eventos e premiações, CBMR quer atrair mais jovens para as suas atividades

quarta-feira, 10 de maio de 2017 comentários

69 Congresso ABM Foto:Marcos Pacheco/Marcos Pacheco PhotographyAtrair cada vez mais jovens para as atividades do Comitê é uma das metas principais do Comitê Brasileiro de Mecânica das Rochas da ABMS ao longo de 2017 e 2018. Para isso, o CBMR fará eventos voltados aos alunos de graduação e pós-graduação. A própria Diretoria do Comitê é jovem. “A gestão atual conta com uma equipe de pessoas jovens, muito interessadas e modernas”, afirma o presidente do Comitê para o biênio, o engenheiro de minas Lineu Ayres da Silva (foto), que já foi presidente do CBMR de 1994 a 1996. “São membros que têm feito muito pelo Comitê e conseguido uma boa penetração no meio universitário, entre os geotécnicos mais jovens”.

Os Cursos Itinerantes terão papel importante para alcançar esse objetivo. A Diretoria do Comitê já está discutindo novos temas para o Curso. “Queremos manter os altos índices de aprovação dos cursos e atrair mais associados, sempre divulgando as atividades do Comitê”, afirma o presidente, que também é professor na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI-USP), dedicando-se atualmente à pós-graduação.

No ano passado, o tema dos Cursos Itinerantes foi “Sistemas de Estabilização e Proteção de Taludes Rochosos” – o que atraiu grande número de participantes às edições realizadas em vários estados brasileiros.

“Devido ao grande sucesso dos cursos no ano passado, iremos realizar uma edição especial do Curso sobre esse mesmo tema durante a Conferência Brasileira sobre Estabilidade de Encostas (COBRAE 2017), que acontecerá nos dias 2 e 4 de novembro deste ano em Florianópolis (SC)”, adianta o engenheiro.

Outra novidade é a intenção do Comitê em tornar os Cursos Itinerantes conhecidos também fora do país – mais especificamente na América Latina. “A viabilidade de levar os Cursos Itinerantes para outros países latinos está sendo estudada pelo Comitê”, garante Ayres.

O objetivo, de acordo com a Diretoria do CBMR, é contribuir com a difusão da Mecânica das Rochas na região em atuação conjunta com a vice-presidência da Sociedade Internacional de Mecânica das Rochas para a América do Sul (ISRM), que é hoje encabeçada pelo engenheiro Sergio Fontoura, ex-presidente do Comitê e atual secretário-geral.

SBMR 2018

O Comitê está comprometido também com a organização do 8º Simpósio Brasileiro de Mecânica das Rochas, que será realizado simultaneamente ao próximo Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica, o COBRAMSEG/SBMR 2018, que será realizado em Salvador (BA).

Outro evento que deve receber o apoio do CBMR será o International Symposium on Field Measurements in Geomechanics, que será realizado no Rio de Janeiro entre os dias 16 e 19 de julho de 2018.

ISRM 2019

Mais um importante foco do Comitê Brasileiro de Mecânica das Rochas é a organização da 14ª edição do Congresso Internacional de Mecânica das Rochas (ISRM 2019), que será realizado em Foz do Iguaçu nos dias 13 a 18 de setembro de 2019. O tema do Congresso será Rock Mechanics for Natural Resources and Infrastructure Development. Confira mais a respeito na matéria sobre o ISRM 2019 no Brasil acessando aqui.

Outras atividades

O Comitê planeja, ainda, idealizar uma nova premiação nacional para reconhecer o trabalho de profissionais da área. O prêmio, que está em fase de idealização, vai condecorar a melhor tese de doutorado em mecânica das rochas, com indicação automática para concorrer à Medalha Manuel Rocha, que será entregue durante o ISRM 2019.

Também está em progresso a organização da próxima edição do Rockbowl – a divertida competição de perguntas e respostas sobre mecânica das rochas idealizada pelo Comitê – e a criação de um novo concurso relacionado à caracterização das rochas.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *