Painel do Associado

Com mais de 150 presentes, Palestra Milton Vargas tem lista de espera em MG

sexta-feira, 17 de maio de 2019 comentários

No dia 8 de maio, a capital do estado de Minas foi sede da segunda parada da Palestra Milton Vargas. O professor José Fernando Thomé Jucá, responsável pela Palestra que irá percorrer todo o Brasil, trouxe os requisitos essenciais da “Geotecnia ambiental aplicada a depósitos de resíduos sólidos: investigação ambiental, projetos e controle tecnológico de obras” aos mineiros e despertou o interesse da plateia. “Jucá transmitiu todo o seu conhecimento de forma leve e bem-humorada, com informações relevantes e inovadoras”, afirma a vice-presidente do Núcleo Minas, Cássia Dinelli.

Confira aqui a agenda completa da Palestra Milton Vargas.

O evento ocorreu na Faculdade de Engenharia e Arquitetura da FUMEC (FEA-FUMEC), em Belo Horizonte (MG). Com 200 inscritos e lista de espera, o público presente estava formado por estudantes de várias universidades, professores de cursos de graduação e pós-graduação e profissionais da área de saneamento, geotecnia e geologia.

A palestra

Em sua apresentação, Jucá fez um panorama abrangente sobre a situação atual da disposição de resíduos no Brasil e citou os investimentos que terão de ser feitos. O professor também comentou sobre um dos assuntos mais polêmicos do momento, a pesquisa nas universidades. Jucá discorreu sobre a necessidade de mais investimentos nas instituições para que haja maior conhecimento sobre o comportamento desses materiais heterogêneos, diferentes e complexos.

Embora não fosse este o tema da palestra, Jucá destacou a necessidade de integração entre geotécnicos e outras áreas do conhecimento para aprofundar e entender o material. Cássia destaca que o palestrante mostrou muitos resultados, buscou responder todas as perguntas e abordou a questão da geotecnia voltada aos resíduos sólidos com maestria.

Após as perguntas, o patrocinador do evento, a empresa GeoFast, sorteou quatro kits que incluíam bolsas de estudos.

Professor Jucá

Gustavo Simões, secretário geral da ABMS, brinca e compara Jucá a um showman. “Ele consegue cativar e atrair a atenção das pessoas pela forma com que aborda os assuntos extremamente complexos, estimulando-as a repensar de fato sobre a geotecnia como conhecemos”.

“Um vanguarda do conhecimento”, afirma Simões. Jucá foi um dos pioneiros a estabelecer no Brasil um grupo de pesquisa (grupo que hoje é referência na Universidade Federal de Pernambuco – UFPE) e a começar a estudar de forma sistemática o comportamento desse material tão complexo e que conquistou tantos avanços em relação à pesquisa dessa área.

“Ele está sempre desenvolvendo trabalhos de pesquisa que tenham aplicações reais, na prática da engenheira”, completa o secretário geral da ABMS.

“O Núcleo Minas Gerais só tem a agradecer a generosidade do Professor Fernando Jucá em compartilhar o seu conhecimento”, declara Cássia Dinelli.

Entrevista com o palestrante

A carência de profissionais foi um tema abordado por Fernando Jucá em entrevista à ABMS. A entrevista aconteceu, inclusive, no dia da Palestra em São Paulo. Assista abaixo:

Paradas Palestra Milton Vargas

Confira como foram as últimas paradas da Palestra Milton Vargas pelo Brasil.

Pernambuco
Rio de Janeiro
São Paulo
Rio Grande do Sul
Tocantins


Comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *