Painel do Associado

Com mediação da jornalista Sônia Bridi, ABMS e CBDB farão debate no Rio sobre a segurança de barragens

segunda-feira, 23 de novembro de 2015 comentários

conference-internaA segurança das barragens, especialmente das barragens de rejeitos, está sob o foco da mídia e da sociedade desde a tragédia de Mariana (MG), quando duas barragens da empresa Samarco romperam-se no dia 5 de novembro, provocando mortes, desaparecidos e gerando graves consequências para o meio ambiente. Diante desse quadro, as duas principais entidades ligadas ao tema decidiram vir a público para apresentar um panorama técnico da construção e segurança de barragens. O CBDB (Comitê Brasileiro de Barragens) e a ABMS realizam no próximo dia 10 de dezembro, o debate “Segurança de Barragens – Rejeitos”, que será realizado das 16h às 18h na sede do Clube de Engenharia. Veja os detalhes.

O encontro será mediado pela jornalista Sônia Bridi, da Rede Globo de Televisão, que produziu matérias recentes sobre a tragédia em Mariana. O presidente do CBDB, Pedro Celestino, abrirá o encontro.

A primeira sessão técnica (“A Engenharia de Barragens”) terá palestras de Flávio Miguez, presidente honorário do CBDB, e de Alberto Sayão, ex-presidente da ABMS e professor da PUC-Rio. Carlos Henrique de Medeiros (ABMS-CBDB) fala em seguida sobre a “Lei de Segurança de Barragens”.

A presidente do Ibama, Marilene Ramos, aborda os “Aspectos Ambientais” relativos à segurança de barragens e aos eventuais acidentes. O advogado Sérgio Jacques de Moraes, do escritório Siqueira Castro, aborda questões relativas à “Responsabilidade/Legislação”.

Concluída a parte expositiva, caberá à jornalista Sônia Bridi atuar como mediadora dos debates. Quem fará a palestra de encerramento será o engenheiro Joaquim Pimenta D’Ávila (ABMS/CBDB).

Inscrições

Não é necessário realizar inscrição prévia. No entanto, a ABMS pede a gentileza dos interessados para que enviem um e-mail confirmando a presença no debate, com nome completo e contatos, para o e-mail divisoes-tecnicas@clubedeengenharia.com.br

 

Evento “Segurança de Barragens – Rejeitos”
Local: Clube de Engenharia – 20º andar
Edifício Edison Passos – Av. Rio Branco, 124
CEP 20040-001 – Rio de Janeiro/RJ
Tel.: (21) 2178-9200 Fax:(21) 2178-9237
atendimento@clubedeengenharia.org.br
www.clubedeengenharia.org.br


Comentários


Com mediação da jornalista Sônia Bridi, ABMS e CBDB farão debate no Rio sobre a segurança de barragens

  1. ISABELA MOREIRA QUEIROZ disse:

    Olá, gostaria de saber se é necessário fazer inscrição.

    Aguardo retorno.

    Obrigada

  2. Audrey Constant Bruno disse:

    Será necessário fazer inscrição?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *