Com seu novo livro, Jarbas Milititsky quer deixar um legado técnico aos jovens engenheiros

sexta-feira, 05 de maio de 2017 comentários

jarbas-interna“Acredito que os profissionais mais experientes têm um compromisso com as novas gerações. Os jovens não precisam ‘bater cabeça’ e errar para adquirir experiência, como aconteceu com a minha geração. Nós temos de compartilhar nossa experiência com eles”, acredita o engenheiro Jarbas Milititsky, ex-presidente da ABMS e consultor em geotecnia. E foi com esse objetivo que Jarbas escreveu o livro Grandes Escavações em Perímetro Urbano, que está disponível para compra em http://www.ofitexto.com.br/grandes-escavacoes-em-perimetro-urbano/p

A ideia do livro nasceu de uma palestra que o autor fez em junho de 2013, em São Paulo, durante o SEFE 7 – Seminário de Engenharia de Fundações Especiais e Geotecnia. Jarbas notou ali o interesse dos jovens e da comunidade técnica por uma abordagem abrangente e completa do tema, envolvendo vários aspectos de engenharia ao longo das etapas de solução do problema, até sua finalização.

“Resolvi, então, transformar a palestra em livro”, lembra. Com base em sua experiência de cerca de 50 anos, o autor aborda nessa obra todos os aspectos que envolvem a escavação no meio urbano.

“Uma escavação deste tipo envolve muitos aspectos, áreas de atividade diversas e muitos profissionais. É preciso identificar as variáveis que vão interferir no processo, entender e identificar o solo, presença de água, identificar os vizinhos, escolher a forma de enfrentamento dos problemas, elaborar os cálculos, definir a especificação da execução – e isso envolve ainda diferentes serviços especializados como parede diafragma, tirantes, instrumentação para controle, acompanhamento, escavação”.

“Todo esse conjunto de atividades precisa de uma coordenação, de um maestro”, explica Jarbas. “Ao longo da minha vida profissional, senti falta de publicações que tivessem essa abordagem abrangente, que me orientassem em relação aos problemas que eu poderia enfrentar e quais seriam as possíveis soluções em cada caso”.

O livro vem, portanto, para suprir esta lacuna da área de engenharia. “Ao escrever o livro, fiquei pensando em como teria sido útil se eu e todos os engenheiros geotécnicos da minha geração tivéssemos acesso a uma obra com essas características. Espero que agora, com a publicação, os profissionais mais jovens tenham o suporte que a minha geração não teve”.

“Espero que o livro cumpra esse papel e sirva como um alerta, como uma espécie de roteiro para que os profissionais que enfrentarem problemas de escavação conheçam antecipadamente e entendam todos os aspectos envolvidos e os riscos, além das boas práticas”.

Escavação em perímetro urbano

A tendência moderna é que se utilize cada vez mais o subsolo. Escavações que antes eram feitas para um ou dois subsolos, hoje são feitas com regularidade para cinco ou seis andares subterrâneos. Com o crescimento da escala da escavação, cresce também o risco e os efeitos na vizinhança.

“É fundamental conhecer os riscos. Existem soluções de engenharia que resolvem os problemas sem que haja um acidente”, ressalta o autor do livro. “E no caso de grandes escavações, os problemas podem levar até ao colapso de construções vizinhas”.

“O livro não traz equações, mas mostra o encaminhamento da solução, as decisões que devem ser tomadas e as motivações para usar uma ou outra solução.”

Outras obras do Autor

Grandes Escavações em Perímetro Urbano não é o primeiro livro de Jarbas Milititsky. No Brasil ele participou como coautor dos livros Fundações – Teoria e Prática, já em sua 3ª edição, Aeroporto Internacional Salgado Filho – Infraestrutura Civil e Geotécnica e Patologia das Fundações, este em sua 2ª edição.

É também coautor das três edições do livro Earth Pressure and Earth Retaining Structures, lançado na Inglaterra, e La Spinta Delle Terre e Le Opere di Sostegno, lançado na Itália.

Serviço

Editoria: Oficina de Textos
Páginas: 144
Valor: R$ 70,00
Link para aquisição da obra: http://www.ofitexto.com.br/grandes-escavacoes-em-perimetro-urbano/p


Comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *