Painel do Associado

Comitê da ABMS organiza curso sobre tratamento de maciço nas escavações de túneis

quinta-feira, 19 de dezembro de 2019 comentários

O tratamento e condicionamento de maciço nas escavações de túneis e escavações profundas será tema do próximo curso ministrado pelo engenheiro Akira Koshima, gerente técnico da Novatecna. Organizado pelo Comitê Brasileiro de Túneis (CBT) da ABMS, ele ocorrerá no dia 26 de março de 2020, na Escola Politécnica da USP.

Akira Koshima presidiu o CBT entre 2003 e 2006. É mestre em engenharia de solos e dedica-se há mais de 30 anos à engenharia geotécnica e tuneleira, com participação em mais de 100 obras no Brasil e no exterior.

Serão abordados os conceitos básicos do tema e a necessidade do tratamento e condicionamento do maciço, além de soluções e aplicações práticas e suas vantagens e desvantagens. Para exemplificar o assunto, serão mostrados também diversos casos de obras, com um panorama da engenharia de túneis no Brasil e no exterior.

Palestrantes

 Para dividir as apresentações com Akira Koshima, foram convidados os engenheiros Hélio Tatsumi, João Duarte Guimarães Filho e Carlos Augusto Campanhã.

Com conhecimento em fundações e obras enterradas e presidente da CGCBr, Hélio Tatsumi tem experiência em injeções químicas, congelamento – temas que vai abordar durante o curso – e jet grouting.

João Duarte Guimarães Filho é presidente da Este Engenharia/Rocsolo. Com 58 anos de trabalho em obras geotécnicas e de túneis, ele vai falar sobre inovações nas técnicas de injeções de diversos tipos de materiais, ancoragens radiais e diversas técnicas de drenagens, além de contar um pouco das suas experiências profissionais.

Para falar sobre sua vivência em projetos e acompanhamento técnico de obras de túneis e poços, foi convidado o engenheiro Carlos Augusto Campanhã, que possui mais de 50 anos de experiência no assunto. Diretor da CJC Engenharia, o engenheiro já presenciou obras em mais de 90 estações de metrô e mais de 300 km de túneis.

Para se inscrever, basta baixar aqui a ficha de inscrição, preencher e enviar junto com o comprovante de pagamento para vanda@tuneis.com.br

Serviço
Curso Tratamento e Condicionamento de Maciço aplicado às Obras de Túneis e de Escavações Profundas
Data: 26/03/2020
Horário: 8h15 às 18h
Local: Escola Politécnica da USP – Engenharia Civil – Auditório
Av. Prof. Luciano Gualberto, 380 – Butantã, São Paulo
Valor: Associados CBT: R$ 135,00
Não Associados: R$ 170,00
Mais informações: Secretaria do Comitê Brasileiro de Túneis – vanda@tuneis.com.br


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *