Painel do Associado

Compartilhamento das águas do Paraíba será analisado por entidades técnicas

quinta-feira, 05 de junho de 2014 comentários

A crise no Sistema Cantareira, que abastece 55% da Região Metropolitana de São Paulo, levou o governo paulista a propor este ano o direcionamento de parte das águas do rio Paraíba do Sul para reforçar o maior sistema que abastece a capital. O tema será analisado por representantes de entidade técnicas, ligadas à engenharia, no próximo dia 10 de junho, no auditório RDC, da PUC-Rio (Rua Marquês de São Vicente, 225, Gávea), das 17h às 20 horas.

Do debate e da coordenação dos trabalhos participam a Academia Nacional de Engenharia (ANE), em conjunto com a ABMS (Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica), o Comitê Brasileiro de Barragens (CBDB) e o Clube de Engenharia.

A ABMS estará representada representada por sua presidente regional, prof. Anna Laura Nunes (COPPE-UFRJ) e pelo seu ex-presidente, Alberto Sayão, professor da PUC-Rio, na moderação dos debates.

O encontro é na verdade a quarta edição do evento “Reflexões da Engenharia” e tem por tema o “Compartilhamento das Águas do Rio Paraíba do Sul para Abastecimento do Rio e São Paulo”.

O objetivo dos promotores é debater as opções existentes para o uso racional e sustentável dos recursos hídricos, além de discutir os conceitos e realizar uma análise crítica, com base nos exemplos do Rio Colorado e dos sistemas Cantareira e Guandu. O debate tem o apoio da Revista O Empreiteiro, da Editora Rudder e da Huesker-Brasil.

Programa

Data: 10 de junho de 2014. Local: Auditório RDC, na PUC-Rio. Endereço: Rua Marquês de São Vicente, 225 – Gávea, Rio de Janeiro

17h – Abertura – ANE, ABMS, CBDB, PUC-Rio, Clube de Engenharia
17h30 – Apresentação – Prof. Djenane Pamplona (PUC-Rio)

Apresentadores

18h – São Paulo – Prof. Rubem La Laina Porto, Escola Politécnica da USP
18h30 – Rio de Janeiro – Prof. Jerson Kelman, COPPE-UFRJ
19h – Discussão – Marilene Ramos (FGV), Alberto Sayão (PUC-Rio).
19h30 – Conclusões e Encerramento – Paulo Vivácqua (ANE).

Acesse aqui o convite para o debate.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *