Congresso Internacional de Mecânica das Rochas chega ao Brasil em 2019

quinta-feira, 30 de março de 2017 comentários

reuniaoisrm2019-internaO Congresso Internacional de Mecânica das Rochas de 2019 (ISRM 2019) vai acontecer no Brasil, em Foz do Iguaçu, de 13 a 18 de setembro de 2019. É a primeira vez que o evento vem à América do Sul. A organização está a cargo do Comitê Brasileiro de Mecânica das Rochas (CBMR) e tem Sérgio Fontoura, ex-presidente do CBMR, como presidente da Comissão Organizadora. “Em decorrência do ineditismo do evento em nossa região, a Comissão Organizadora tem nas mãos a responsabilidade de deixar um legado positivo para a comunidade de rochas sul americana”, afirma o presidente.

“É importante frisar que a realização deste Congresso no nosso continente é de grande importância para a comunidade de mecânica das rochas. E isso só foi possível graças ao trabalho realizado por vários colegas da comunidade sul-americana nesses últimos 40 a 50 anos, contribuindo para a divulgação das atividades realizadas no continente na área da mecânica e engenharia de rochas”, afirma a presidente da ISRM (Sociedade Internacional de Mecânica das Rochas), Eda Quadros.

Para o Brasil, sediar um evento como este consolida a representatividade do país, que já ocupa um lugar de destaque perante a comunidade internacional de Mecânica das Rochas, tendo uma brasileira à frente da ISRM e um brasileiro como vice-presidente da entidade para a América do Sul, Sergio Fontoura. “Não há momento melhor para receber o evento máximo da Sociedade, que dará oportunidade aos profissionais, pesquisadores e estudantes brasileiros de ter acesso aos grandes nomes de Mecânica das Rochas, bem como a trabalhos técnicos de grande expressão nas áreas de obras civis, mineração e petróleo”, ressalta Fontoura.

O principal objetivo do evento é reunir representantes dos 61 grupos nacionais da ISRM, com o motto “One Congress, All National Groups”. A candidatura com sede em Foz do Iguaçu traduz esta ideia, uma vez que a cidade se encontra na divisa de três países: Brasil, Argentina e Paraguai, que participam como coorganizadores do evento.

A organização

Para cumprir à risca as exigências da ISRM para a organização do Congresso Internacional de Mecânica das Rochas, os processos executivos serão avaliados cuidadosa e permanentemente durante a organização. Sergio Fontoura, com a ajuda de toda a equipe responsável pela organização do ISRM 2019 e a participação da ISRM, vai utilizar toda a sua experiência em organização de eventos para que os associados da ISRM tenham uma experiência única em Foz do Iguaçu.

No início do ano, a ABMS hospedou uma reunião com representantes dos grupos envolvidos na organização (foto): Ricardo Rocca (Argentina), Jose Pavon (Paraguai), Lineu Silva (CBMR), Alessander Kormann (ABMS), Sergio Foutoura, Carlos Emmanuel Lautenschläger e Lilia Raymundo (comissão organizadora), além da presidente da ISRM, Eda Quadros e do secretário geral da entidade, Luis Lamas. A reunião serviu para traçar os caminhos a serem percorridos na sequência da organização, com a chancela da presidência da Sociedade Internacional de Mecânica das Rochas.

A programação

O tema central do ISRM 2019 será Rock Mechanics for Natural Resources and Infrastructure Development. “Trata-se de um tema de grande importância atual para a maioria dos países membros da ISRM porém, sem dúvida, é um tema de grande relevância para a América Latina”, declara Eda Quadros.

Como já é tradicional nos Congressos Internacionais da ISRM, haverá a entrega dos prêmios: Medalha Rocha (Rocha Medal), entregue anualmente à melhor tese de doutorado, e da Medalha Müller (Müller Award), entregue a cada quatro anos a um profissional sênior em reconhecimento à sua contribuição para o desenvolvimento da mecânica e da engenharia de rochas.

O ISRM 2019 sediará ainda mais uma edição internacional do RockBowl – jogo de perguntas e respostas sobre Mecânica das Rochas, idealizado pelo CBMR, que já foi sucesso no ISRM 2015 no Canadá e será também apresentado em Cape Town, na África do Sul durante o Simpósio Internacional da ISRM, em outubro deste ano.

Para acompanhar as atualizações do ISRM 2019, acesse www.isrm2019.com. Os interessados podem ainda se cadastrar para receber informações e novidades por e-mail.


Comentários


Congresso Internacional de Mecânica das Rochas chega ao Brasil em 2019

  1. Excelente Notícia! Parabéns

  2. RODMAN RAUL disse:

    Participarei com certeza!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *