Painel do Associado

Coutinho chega a Maceió com a Palestra Pelópidas da Silveira e prende a atenção do público

segunda-feira, 29 de julho de 2019 comentários

A cidade de Maceió (AL) recebeu a Palestra Pelópidas da Silveira, que está em sua 1º edição e percorre o Nordeste com o tema “Características Geológicas-Geotécnicas da Formação Barreiras no Nordeste e Aplicações Práticas”, apresentado por Roberto Quental Coutinho, professor titular da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). No dia 18/07, o auditório do Crea reuniu 130 pessoas interessadas no encontro promovido pelo Núcleo Regional Nordeste da ABMS.

Coutinho está percorrendo o Nordeste com a palestra, que tem como objetivo apresentar os estudos e aplicações práticas sobre a Formação Barreiras, uma formação sedimentar presente em todo o litoral nordestino. A formação típica da região tem suas características e problemáticas particulares, daí a importância da pesquisa e disseminação dos estudos feitos pelo palestrante. “Esse levantamento de dados que o prof. Coutinho está fazendo é muito importante, pois trata dos problemas reais daqui”, afirma Juliane Marques, conselheira do NRNE da ABMS. “Nós precisamos desses dados quando temos algum comportamento anômalo do solo, por exemplo”.

Roberto Coutinho adapta ainda a palestra para cada local. Juliane Marques conta que ele dá destaque e apresenta mais dados sobre a cidade que recebe a apresentação, como fez em Maceió. “Ele mostrou muitas aplicações práticas, o que prende ainda mais a atenção do público”, complementa.

Abertura

Antes da Palestra Pelópidas da Silveira, Abel Galindo Marques, professor aposentado da UFAL, fez uma apresentação sobre “Casos de Reforços de Fundações no Bairro Pinheiro”. Ele mostrou a problemática vivida no bairro do Pinheiro com a aparição de rachaduras em imóveis e nas ruas. Elogiado por Coutinho, o palestrante focou na prática de reforço de fundação, com as medidas indicadas e casos que deram certo e errado.

As duas palestras prenderam a plateia do início ao fim. Os estudantes e profissionais presentes garantiram um debate qualificado com perguntas que agregaram à discussão do tema. “Pelo nível dos questionamentos, deu para perceber que as pessoas tinham interesse no assunto. Foi uma mensagem que influenciou beneficamente os presentes, que traz uma outra visão sobre o problema”, diz Juliane Marques.

Roberto Coutinho, Juliane Marques e Abel Galindo Marques

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *