Painel do Associado

Cresce a participação brasileira nos Comitês Técnicos da ISSMGE

segunda-feira, 28 de maio de 2018 comentários

O Brasil participa hoje de 23 dos 33 Comitês Técnicos da ISSMGE (Associação Internacional de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica). Como é possível ter até dois participantes nacionais por Comitê, já são 33 os representantes brasileiros nesses fóruns. “É uma participação expressiva”, lembra o engenheiro Mauricio Sales, secretário geral da ABMS. “Estamos ampliando ano a ano a ‘bancada’ brasileira nos TCs (Technical Committees) e isso é muito importante”.

Crédito da imagem: AppleZoomZoom/iStock.com

Formados por especialistas de diversos países, os Comitês Técnicos coordenam ações, promovem eventos e divulgam acontecimentos de suas áreas específicas. O objetivo da Diretoria da ABMS é que o número de representantes brasileiros seja cada vez maior. Mauricio Sales fala sobre o assunto neste editorial. Confira.

“Os Technical Committees são fóruns onde especialistas discutem temas específicos, abordam cada ponto com profundidade. Discute-se o que de mais atual está sendo aplicado na engenharia geotécnica, as inovações da área. Daí a importância da participação de associados ABMS nos TCs da Associação internacional. Inseridos nesses fóruns, os representantes brasileiros não apenas trazem essas inovações para a nossa comunidade. Levam também à comunidade internacional as práticas mais recentes e inovadoras aqui adotadas.

Cada país pode indicar dois nomes para integrar cada TC. O Brasil tem aumentado gradativamente sua representatividade. Temos representantes em muitos Comitês, mas ainda há espaço para este número crescer. No total, a ISSMGE tem 33 TCs. O Brasil tem representantes em 23 deles, somando 33 nomes. Confira aqui a lista dos TCs e dos representantes brasileiros em cada um.

Tendo em vista a relevância da participação dos representantes nos Technical Committees, a ABMS vai implantar, no Cobramseg 2020, em Campinas (SP), sessões técnicas destinadas exclusivamente aos TCs. Representantes de cada Comitê terão espaços para fazer relatos dos temas discutidos e apresentá-los a toda a comunidade brasileira.

Todo “associado representativo” da ABMS pode fazer parte dos TCs. Os interessados devem procurar a secretaria da ABMS, pelo e-mail abms@abms.com.br. A condição de “associados representativo” é conquistada graças a sua atuação nas atividades ABMS.

Convidamos todos a participar e fortalecer ainda mais a nossa engenharia geotécnica!

Contamos com vocês!

Mauricio Sales
Secretário geral da ABMS


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *