Painel do Associado

Crescimento de associados, interação com associações afins e desenvolvimento digital marcam a gestão de Alessander Kormann na ABMS

quinta-feira, 20 de dezembro de 2018 comentários

Depois de dois anos na liderança da entidade, Alessander Kormann se despede da Diretoria da ABMS. Foram destaques na sua gestão o crescimento no número de associados, a maior interação com sociedades nacionais e internacionais que tratam de temas que se relacionam com a engenharia geotécnica, o desenvolvimento de plataformas digitais e a garantia da solidez financeira da ABMS mesmo em uma época de crise. Leia o editorial assinado pelo presidente da ABMS.

“Foram dois anos difíceis para o país, com crise econômica e política – que já vinha de anos anteriores. A ABMS, no entanto, conseguiu seguir muito bem nesse período. Temos hoje mais associados – de 1.468 em janeiro de 2017 para 1.782 em dezembro de 2018. Cabe ressaltar que há muitos jovens interessados na ABMS, o que sinaliza um futuro promissor para nossa associação.

O número de participantes nos eventos da entidade vem crescendo a cada dia. Exemplo disso é o recorde de público no Cobramseg 2018, realizado em Salvador, que teve mais de 1.500 participantes e, entre eles, muitos jovens. Os eventos dos Núcleos Regionais e dos Comitês se consolidam cada vez mais como sucesso de público e qualidade técnica. Tivemos oportunidade de nos fazer presentes em todos os Núcleos, prestigiando seus eventos regionais e, no caso do Cobramseg, apoiando o Núcleo Bahia, que superou todos os desafios e brindou a ABMS com um grande congresso. Vale mencionar que o sucesso dos eventos e a atenção à gestão executiva da associação vêm assegurando a saúde financeira da ABMS.

Além disso, a associação está se atualizando. O sistema de gestão foi modernizado e poderá ser continuamente aperfeiçoado para acompanhar a evolução da ABMS. A nossa fanpage no Facebook está sempre com novidades e teve um crescimento significativo de curtidores – de 10.452 em janeiro de 2017 para 15.220 em dezembro de 2018, ou seja, 46%. O site da entidade é atualizado constantemente com notícias sobre os Núcleos e assuntos relacionados à engenharia geotécnica.

O Portal do Associado é hoje uma plataforma moderna, com vários recursos que devem ser mais aproveitados por todos. A ABMS também dispõe agora de um aplicativo que traz comunicados, notícias, produtos, informações financeiras do associado e até carteirinha virtual. Aqueles que possuem o título de engenheiro ou profissional geotécnico podem, inclusive, visualizá-lo no celular. Para mais informações sobre o aplicativo, recentemente lançado, clique aqui.

A interação da ABMS com outras associações também avançou no período. A ABMS está hoje mais próxima de várias sociedades sul-americanas, bem como apoiando iniciativas da International Society for Soil Mechanics and Geotechnical Engineering (ISSMGE), da International Society for Rock Mechanics and Rock Engineering (ISRM), da International Tunneling Association (ITA), da International Geosynthetics Society (IGS-Brasil) e da Sociedade Portuguesa de Geotecnia (SPG). No Brasil, destacamos entidades com as quais desenvolvemos inciativas em conjunto: a Associação Brasileira de Geologia de Engenharia e Ambiental (ABGE), a Associação Brasileira de Empresas de Engenharia de Fundações e Geotecnia (ABEF), a Associação Brasileira de Empresas de Projetos e Consultoria em Engenharia Geotécnica (ABEG) e o Comitê Brasileiro de Barragens (CBDB).

Durante estes dois anos conduzimos um trabalho de atualização das Comissões Técnicas da ABMS e dos Technical Committees da ISSMGE. Em outro front, instigados pelos colegas que compõem o atual Conselho Fiscal, consolidamos diretrizes para orientar a atuação desse importante conselho e para aperfeiçoar a governança da associação. Procuramos estar mais próximos aos associados corporativos, com várias reuniões tendo sido conduzidas na sede para se lapidar o relacionamento associação-empresas, que tem na materialização de eventos seu carro-chefe. E retomamos a série de documentários Personagens Históricos, que homenageia ex-presidentes da ABMS. Assista aqui ao vídeo de Willy Lacerda, que foi homenageado recentemente.

Para o futuro, vemos a necessidade da associação estar atenta à dinâmica da sociedade moderna, que envolve grandes mudanças e transformações, seja em nosso país ou em nível global. Nesse sentido, consideramos importante a ABMS atualizar seu estatuto e regimentos, dar continuidade a desenvolvimentos em tecnologia de informação – inclusive com investimentos conjuntos envolvendo sede, Núcleos e Comitês – e manter um planejamento de estratégias em nível internacional.

Agradeço imensamente o apoio recebido nesses dois anos à frente da nossa ABMS, em especial os meus colegas de Diretoria – Alexandre Gusmão, Maurício Sales, Celso Corrêa, Paulo Maia e Carlos Medeiros. Importante destacar que as realizações que descrevemos aqui são mérito do grupo – o esforço conjunto é que nos leva mais longe.

Muito obrigado! Não tenho dúvida de que a futura Diretoria, que terá como presidente Alexandre Gusmão, profissional reconhecido e com grande capacidade de liderança, contribuirá para levar a ABMS cada vez mais adiante.

E sigo à disposição da engenharia geotécnica e da ABMS.

Um abraço a todos! Boas festas!

Alessander Kormann
Presidente da ABMS


Comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *