Painel do Associado

Criado no Brasil, RockBowl chega ao Congresso Internacional de Mecânica das Rochas da ISRM

quarta-feira, 25 de março de 2015 comentários

rockbowl2015O RockBowl é um divertido jogo de perguntas e respostas sobre Mecânica das Rochas que desafia estudantes universitários da área de geotecnia. A primeira edição foi realizada em 2014, durante o VI Simpósio Brasileiro de Mecânica das Rochas (SBMR 2014). Idealizado e organizado pela diretoria e membros do grupo jovem do Comitê Brasileiro de Mecânica das Rochas (CBMR) da ABMS, o jogo foi acompanhado por membros do Conselho da ISRM (International Society for Rock Mechanics) presentes ao SBMR 2014, inclusive Xia-Ting Feng, presidente da Associação Internacional. O sucesso foi tamanho que a ISMR solicitou ao CBMR que organizasse uma nova edição do RockBowl, desta vez a ser realizada no 13º Congresso Internacional da ISRM, em Montreal, Canadá, em maio de 2015.

“Para nós, foi uma satisfação muito grande ver que a iniciativa foi tão bem recebida”, conta Sergio Fontoura, presidente do CBMR. “E para completar a estimulação aos jovens, a organização está sendo conduzida por membros jovens do Comitê. Afinal, são eles que irão conduzir o CBMR dentro de alguns anos”.

A equipe que participa da organização é formada por Carlos Emmanuel Lautenschläger, Secretário Executivo do CBMR e doutor em Engenharia Civil, Vivian Marchesi, Secretária Geral do CBMR e aluna de doutorado, Guilherme Righetto, aluno de doutorado, Carla Carrapatoso, aluna de doutorado, Rafael Albuquerque, aluno de doutorado e Talita Miranda, doutora em Engenharia Civil.
A expectativa é que esse evento possa crescer e se tornar tradição nos congressos nacionais e internacionais em Mecânica das Rochas. “É uma forma de atrair o jovem para as associações do setor”, ressalta Sergio Fontoura. “Não tenho dúvidas de que isso trará ótimos frutos para a comunidade de mecânica das rochas no mundo inteiro”.

A edição de Montreal do RockBowl é patrocinada pela Geobrugg Brasil e pela Handar Blasting, empresa chinesa da área de desmonte de rochas.

Edição 2015

Nesta edição, o jogo contará com oito equipes que irão representar seus países. A equipe brasileira já está formada e é liderada pelo professor Clovis Gonzatti, da UFRGS. Os participantes foram escolhidos tendo como base o resultado e rendimento das equipes que participaram do RockBowl 2014, realizado em Goiânia. Serão quatro membros – alunos de doutorado e mestrado e graduação. A ida da equipe brasileira ao RockBowl 2015 está sendo possível graças ao patrocínio da Geobrugg, empresa associada corporativa do CBMR.

Outras três equipes já estão confirmadas. Elas representarão o Canadá, a China e a África do Sul. O prazo de inscrição se encerra no próximo dia 15 de Abril de 2015. Mais informações estão disponíveis no site do evento. Acesse www.isrm2015.com


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *