Painel do Associado

Curso de Sondadores do Núcleo Centro-Oeste certifica oito novos profissionais

sexta-feira, 19 de julho de 2019 comentários

No dia 29/06, oito novos sondadores receberam seus certificados do Curso de Sondadores realizado pelo Núcleo Centro-Oeste da ABMS. As aulas aconteceram entre março e junho deste ano. Os participantes aprenderam as técnicas de sondagem e de coleta de amostra, com aulas teóricas e práticas.

“É importante perceber a mudança de perfil nos sondadores”, comenta Wilson Conciani, professor no curso e ex-presidente do núcleo CO. “Há mais coisas além da técnica, eles precisam aprender a interpretar e redigir, e isso a gente trabalhou no curso.  Assim, eles aumentam a capacidade profissional e a qualidade da sondagem”.

Depois de explicar a importância da sondagem nas construções e do reconhecimento do solo, o curso se aprofundou em dois tipos de sondagem: Sondagem a Trado e Sondagens Percussão (SPT), além das diversas modalidades de ensaios de permeabilidade de campo. Haverá também aulas complementares sobre Sondagem Rotativa.

O curso surgiu com uma parceria entre a ABMS e o IFB (Instituto Federal de Brasília). Todos os ensaios puderam ser feitos na prática, com ferramentas e equipamentos cedidos pela empresa Embre. Outro curso de sondagem já está sendo organizado, desta vez, semipresencial. As aulas teóricas serão ministradas à distância e as práticas, presencialmente. “O objetivo é conseguir levar o curso para o Brasil inteiro”, explica Conciani.

O espaço para a realização do curso foi cedido pela Igreja Nossa Senhora do Encontro, em Brasília (DF).


Comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *