Debates sobre engenharia geotécnica reuniram mais de 700 participantes no GeoRS 2017

terça-feira, 09 de maio de 2017 comentários

Realizado em Caxias do Sul, o GeoRS 2017 – IX Seminário de Engenharia Geotécnica do Rio Grande do Sul, reuniu cerca de 700 acadêmicos, profissionais e pesquisadores das Engenharias Civil e Ambiental, em dois dias de debates e difusão do conhecimento. Organizado pelo núcleo gaúcho da ABMS, o evento aconteceu em 27 e 28 de abril, no Campos Sede da UCS, e contou com a realização de seis palestras, a apresentação de três estudos de casos práticos e de mais de 20 trabalhos técnicos de estudantes.

“Este é um evento voltado para os novos engenheiros e tem grande significado em nossa sociedade, pois discute interesses em comum, apresenta novas visões e propostas e possibilita a troca de ideias da prática profissional”, afirmou a presidente do GeoRS 2017, Jaqueline Bonatto. “Sem dúvidas, é uma grande oportunidade de compartilhar as experiências focadas na engenharia geotécnica e, assim, consolidarmos esta importante área”. Realizado a cada dois anos, o GeoRS teve início em 2001, passando, desde então, pelas cidades de Santa Maria, Rio Grande, Passo Fundo, Ijuí, Pelotas, São Leopoldo e Caxias do Sul. Na edição de 2019, a Unijuí deverá ser a anfitriã do evento.

“O GeoRS é um evento consolidado e que já inspirou a realização de promoções semelhantes em outros Núcleos da ABMS. Também ficamos satisfeitos por, nesta edição, inserirmos a cidade de Caxias, que faz parte de uma importante região do RS. Este fato é um marco para a geotecnia gaúcha”, destacou o presidente do Núcleo Rio Grande do Sul da ABMS, Antônio Thomé, que apontou a importância do envolvimento dos alunos de diferentes instituições de ensino. “Eles são o futuro de nossa Associação”, complementou Thomé.

O GeoRS 2017 ainda prestou uma homenagem ao professor da FURG, Cláudio Renato Rodrigues Dias que, por motivos de saúde, não pode comparecer ao evento. Difusor da geotecnia no Rio Grande do Sul, o professor contribui para a área com trabalhos técnicos e pesquisas. Na ocasião, sua trajetória e vida dedicadas à engenharia foram destacados.

Programação

A programação do GeoRS 2017 contou com quatro Sessões Técnicas, divididas em Geotecnia, Fundações e Ensaios de Campo, Pavimentação e Geotecnia Ambiental. A palestra de abertura foi realizada pelo presidente do CREA/RS, Melvis Barrios Junior, que apresentou reflexões sobre o momento político e os desafios para a carreira no país, além de destacar o trabalho realizado pelo Conselho e sua atuação.

O presidente da ABMS, Alessander Kormann, também foi palestrante do evento, tratando sobre a “Engenharia Geotécnica em obras de infraestrutura”. Já “Metodologias de dosagem de solos artificialmente cimentados”, foi a palestra apresentada pelo professor da escola de Engenharia da UFRGS, Nilo Consoli. Antônio Marcos de Lima, professor da FURG, discutiu “A confiabilidade das fundações”.

Dando sequência à programação, o professor da UFSM, Luciano Specht, apresentou sua experiência sobre a “Restauração da ponte do Guaíba em 2011”. Para tratar sobre a relevância da atenção à sustentabilidade nas obras de engenharia, o professor Krishna Reddy, da Universidade de Illinois, de Chicago, nos Estados Unidos, realizou a palestra “Sustainability and Life Cycle Thinking in Geotechnical and Geoenvironmental Engineering”.

Premiações

Para as sessões de trabalhos técnicos, o GeoRS 2017 teve mais de 80 inscrições, com 25 trabalhos selecionados para as apresentações individuais. Cinco foram premiados pela qualidade da pesquisa.

As premiações também aconteceram na final do GeoBowl, jogo de perguntas e respostas sobre a engenharia geotécnica, onde equipes de estudantes de diferentes faculdades desafiaram seus conhecimentos. O primeiro lugar ficou com a equipe da UFSM e o segundo, com a equipe da FURG.

O GeoRS contou com o patrocínio das empresas GeoBrugg, Terraservice, Maccaferri e Pavia Brasil. Ainda neste ano, a Núcleo Rio Grande do Sul da ABMS realizará o GeoSul 2017. Voltado ao público de profissionais da engenharia, o evento acontecerá nos dias 27 e 28 de julho, em Bento Gonçalves.

Para ver as fotos do evento, acesse: https://www.facebook.com/pg/abmsRS/photos/?tab=album&album_id=1895102400702289


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *