Painel do Associado

Defesa de mestrado reúne membros da ABMS em torno do tema “Solos Não-Saturados”

segunda-feira, 08 de junho de 2020 comentários

No dia 28 de janeiro de 2020, o Núcleo Centro-Oeste da ABMS e o Programa de Pós-Graduação em Geotecnia da Universidade de Brasília (UnB) realizaram o evento de defesa da dissertação de mestrado do aluno Ronaldo V. Wanderley Neto. Na ocasião, também foi debatido o tema “Reflexões sobre fundações, contenções e escavações no contexto dos solos não-saturados”.

A pesquisa, intitulada “Estudo experimental de interfaces solo-concreto no contexto de solos não saturados”, teve a orientação do professor José Camapum de Carvalho, presidente da Comissão Técnica de Solos Não-Saturados da ABMS, e a coorientação da professora Valdirene Maria Silva Capuzzo.  A defesa da dissertação foi organizada em formato de mesa-redonda. Participaram da ocasião os professores André Luis Brasil Cavalcante, presidente do Núcleo Centro-Oeste, Nelson Aoki, associado à ABMS, e Valdirene Capuzzo.

Logo após a defesa, o presidente do Núcleo Centro-Oeste, André Cavalcante, mediou o debate sobre o tema “Reflexões sobre fundações, contenções e escavações no contexto dos solos não-saturados”.

Para José Camapum de Carvalho, as duas atividades, embora não devam necessariamente estar sempre vinculadas, guardam relação direta com o uso dos conceitos de solos não-saturados na engenharia aplicada. “A ocasião da defesa da dissertação contemplou a ideia de unirmos os meios acadêmico e profissional, assim como profissionais mais experientes e mais jovens, para discutir o tema”, comentou o engenheiro.

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *